Dia do cachorro quente: chef ensina versão gourmet de fácil preparo para harmonizar com vinho
Setembro 4, 2020
A data é celebrada no dia 9 de setembro. E para homenagear a criação desta delícia que caiu no gosto do brasileiro, a dica da chef Janaina Rickmann é um hot dog com queijo fundido e crispy de alho-poró.
Você já pensou em harmonizar uma taça de vinho com cachorro quente? Para muitas pessoas, a combinação pode parecer um pouco inusitada. Entretanto, se engana quem pensa que a bebida só combina com pratos e ingredientes mais sofisticados. O vinho é uma ótima opção para pratos mais simples, como é o caso do tradicional pão com salsicha.
Pensando nisso, a chef Janaina Rickmann, da Enoteca Decanter Blumenau, ensina a receita de um delicioso hot dog gourmet com queijo fundido e crispy de alho-poró. Para harmonizar com o cachorro quente, o sommelier Sidney Lucas sugere um tradicional vinho tinto. A dica do sommelier é apostar no rótulo Alves De Sousa Cume Tinto 2017. “O vinho é muito versátil para a cozinha do dia a dia, harmonizando com os mais variados tipos de pratos”, diz.
Para montar o hot dog gourmet, a chef começa com o pão baguette, acrescenta a salsicha tipo Viena, ketchup artesanal, a mostarda Dijon, feita a partir de grãos de mostarda, vinagre, sal e vinho branco, queijo fundido e crispy de alho-poró por cima. “E, pronto! Agora é só aproveitar todos os sabores que a receita e o vinho proporcionam ao paladar quando são degustados juntos”, comenta a chef Janaina Rickmann.
Decanter
Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sido alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.
—
BRUNA GABRIELA ZIEKUHR
Presse Comunicação