Feira Brasileira da Cerveja encerra nesta sexta-feira (13) com negócios gerados para o setor
Março 13, 2020Evento paralelo ao Festival Brasileiro da Cerveja movimenta cenário de equipamentos, tecnologia, matérias-primas e outros fornecedores
Se o Festival Brasileiro da Cerveja é um evento voltado para apaixonados pela bebida, a Feira Brasileira da Cerveja é o ponto de encontro dos profissionais e da indústria do ramo. Em seu quarto ano, o evento reúne empresas de toda a cadeia produtiva – das plantações de malte e lúpulo até o engarrafamento, refrigeração e serviço – no Setor 3 do Parque Vila Germânica até hoje (13), das 14h às 21h, com ingressos a R$ 20,00.
Entre os destaques do evento estão as marcas regionais. Em 2017, na primeira edição da Feira, apenas uma empresa do Vale do Itajaí figurava no mapa da exposição. Naquele mesmo ano, companhias ligadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau e Pomerode (Simmeb) criaram um grupo de trabalho com a Escola Superior de Cerveja e Malte e com apoio do Sebrae, para mudar o cenário. “Estávamos começando a sair de uma grande crise. As empresas estavam em busca de oportunidades. Então nos perguntamos por que as indústrias aqui da região, que trabalham com inox, com automação, não atuavam nesse mercado cervejeiro em ascensão?”, relembra o presidente do sindicato, Dieter Claus Pfuetzenreiter.
Este ano, oito empresas locais estão na Feira. Cada uma delas começou a desenvolver seus projetos com consultoria individual. “Tivemos que procurar conhecimento, o que foi acelerado pelo grupo de trabalho com a Escola Superior de Cerveja e Malte. Conseguimos ser mais assertivos e eles nos aproximaram de clientes potenciais”, relembra o empreendedor, que, com a ProVolt, desenvolveu uma linha de equipamentos para controle de fermentação.
Um outro case de sucesso é o da Filtrotec. A companhia participou do grupo de trabalho em 2017 e detectou uma demanda reprimida de produtos para cervejarias de pequeno e médio porte. Em três anos, já vende os equipamentos para todo o Brasil e também para países da América do Sul. A expectativa é que a fatia de faturamento com o mercado chegará aos 16% até o final do ano. “A primeira feira que participamos, em 2018, foi um sucesso. E todo ano vemos o número de pedidos, de clientes e de vendas aumentarem. O Festival atrai muita gente para cá, e gera muitos encontros e oportunidades de negócio”, descreve o fundador da empresa, Ihonas Becker.
Presença garantida
A Feira Brasileira da Cerveja reúne também empresas como a Agrária, a maior maltaria da América Latina, que atende a um terço do mercado nacional. Em um amplo estande logo na entrada da feira, a marca traz as últimas novidades para os profissionais que estão no evento. “Apoiamos o Festival desde a primeira edição, e quando a feira surgiu em 2017 foi natural que apoiássemos também. Acho que o principal é ser esse ponto de encontro, a troca de informação e experiências”, revela o gerente de marketing Rodrigo Matter. Este ano a companhia apresentou entre as novidades os pacotes de lúpulo em tamanhos menores, de 1kg e 50g, atendendo a uma demanda dos cervejeiros de pequenas cervejarias.
Outra marca patrocinadora do Festival Brasileiro da Cerveja desde o começo é a Memo Chopeiras, presença garantida em todas as edições da Feira. Segundo o diretor comercial, João Carlos Ortigosa, a identificação é tão forte que a companhia é mais conhecida na região Sul que em São Paulo, onde fica a fábrica. “Crescemos juntos com o festival. É um evento vencedor, e o retorno em participar dele é certo”, garante o executivo.
Festival Brasileiro da Cerveja
De 11 a 14 de março, o público tem a chance de provar os rótulos premiados no Concurso e muito mais. O Festival Brasileiro da Cerveja, acontece nos setores 1 e 2 da Vila Germânica em Blumenau (SC). Na programação, 100 expositores nacionais, 12 pontos gastronômicos e mais de 20 bandas confirmadas. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do local ou no link http://bit.ly/festivaldacerveja2020.
O Festival Brasileiro da Cerveja é uma realização da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), com o apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau e do Parque Vila Germânica. Memo, Angeloni, Fruki e Agrária são patrocinadoras desta edição.
—
Leo Laps
Foto: Crédito: Daniel Zimmermann