A importância de desenvolver lideranças internas no segmento sustentável
Abril 26, 2022
Por Carolina Valle Schrubbe, especialista em desenvolvimento de líderes e Sócia-proprietária da Quare Desenvolvimento.
A sustentabilidade vem ganhando cada vez mais influência na decisão de compra dos brasileiros. Uma pesquisa recente do Mercado Livre, na América, mostrou uma alta de 112% no número de compradores de produtos sustentáveis no país. O estudo, baseado em dados da plataforma de comércio eletrônico, foi realizado entre abril de 2020 e março de 2021. Os brasileiros seguem uma tendência global.
Além disso, levantamento feito pela Economist Intelligence Unit (EIU) a pedido da WWF mostram que as pesquisas na internet por produtos sustentáveis tiveram crescimento de 71% nos últimos cinco anos na média entre os 54 países pesquisados.
Com isso, o aumento da demanda por produtos sustentáveis cria novas oportunidades de mercado para as empresas. E com o desenvolvimento do mercado e competitividade crescente, surge outra necessidade: o desenvolvimento dos líderes, para que possam aprimorar competências e garantir sustentabilidade ao crescimento da empresa.
O desenvolvimento de lideranças pode ser feito através do mapeamento de perfis de comportamento e comunicação dos colaboradores da empresa, com isso, é possível aprimorar a comunicação interna, ouvindo e engajando todos os colaboradores.
Um dos intuitos da liderança em empresas de sustentabilidade é conseguir adaptar a comunicação para dar feedback aos colaboradores, motivando a equipe, para assim, delegar tarefas conforme o perfil de cada integrante da equipe. Nesse processo geralmente é utilizado o feedback 360º anônimo, para avaliação do líder e o LGPR (Leadership Growth Progress Review) para identificar a evolução da eficácia da liderança.
Conheça o feedback 360º
O feedback 360º é um instrumento para compreender como o time vê seu líder. De forma anônima, os colaboradores descrevem suas percepções sobre o que o líder já faz muito bem e no que ele pode melhorar, identificando as necessidades prioritárias de desenvolvimento.
Esta é uma estratégia de avaliação de desempenho que calibra comportamentos, competências, capacidade de projeção e desenvolvimento. O resultado desse processo é um relatório que ajudará o profissional a levar em consideração seus pontos fortes e suas fragilidades para poder se aprimorar profissionalmente.
O feedback 360º pode gerar diversos benefícios para as empresas, como melhora no desempenho, auxílio na identificação de oportunidades de desenvolvimento pessoal, reforçar competências básicas, identificar e prevenir problemas e aprimorar as relações de trabalho.
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Aline Camargo – Presse Comunicação