Alistamento Militar Obrigatório de 2024 pode ser feito até 30 de junho

Alistamento Militar Obrigatório de 2024 pode ser feito até 30 de junho

Janeiro 25, 2024 Não Por Redação

 

 

Jovens que completam 18 anos em 2024 têm até o dia 30 de junho para fazer o Alistamento Militar obrigatório através do site www.alistamento.eb.mil.br. Vale destacar que não é necessário esperar o aniversário para se alistar.

Após o preenchimento do Alistamento On-line, será disponibilizado inicialmente o Certificado de Alistamento Militar (CAM), que é um documento provisório e consta o número de Registro de Alistamento. O jovem deve levar este documento, juntamente com RG/CPF e comprovante de residência até a Junta Militar de Timbó, que atende junto ao Simplifica Timbó, onde os dados cadastrais serão conferidos.

Os cidadãos alistados em Timbó estão previamente dispensados do Serviço Militar Inicial. Mas o recebimento do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) fica condicionado ao pagamento da taxa militar e da participação da Cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional.

O telefone da Junta Militar de Timbó é o (47) 3380-7917, também é possível encaminhar e-mail para  [email protected]. O atendimento acontece no Simplifica Timbó, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, Rua Japão, nº 408, Bairro das Nações.

Saiba como realizar o Alistamento On-line

1 – Acesse alistamento.eb.mil.br  ou o aplicativo Exército Brasileiro

2 – Quero me alistar

3 – Alistamento militar

4 – Crie ou acesse a sua conta.gov.br com a senha

5 – Alistamento on-line – alistamento Brasil, preencha todos os dados

6 – Você deverá concluir o processo para realizar o alistamento. Atente para a informação “Parabéns! Seu Alistamento foi realizado com Sucesso”.

7 – Imprima o CAM-Certificado de Alistamento Militar, documento provisório que comprova o seu alistamento, salve-o na galeria de fotos do seu celular, em pasta, ou anote o número do seu Registro de Alistamento (RA)

8 – Pesquise a qualquer momento a sua situação pela opção “Acompanhar Alistamento“

O que acontece com o cidadão que não se alistar? Ele ficará em débito com as suas obrigações militares e consequentemente, haverá impedimentos para:

Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

Ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;

Assinar contrato com o governo federal, estadual, dos territórios ou municípios;

Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;

Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;

Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT
Arte: Ascom PMT