Aluna da UNIASSELVI faz estágio atendendo pessoas em vulnerabilidade social com exemplo de humanização

Aluna da UNIASSELVI faz estágio atendendo pessoas em vulnerabilidade social com exemplo de humanização

Março 22, 2022 Não Por Redação

 

 

Trabalho da acadêmica foi recebido com grande aceitação e repercussão entre os acolhidos

 

 

Rafaela Miguellis Hübner, 24 anos, atualmente aluna do 7° semestre de Nutrição, no polo Camaquã, realizou o primeiro estágio em Saúde Coletiva no Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas e/ou Moradores de Rua (SAI-POP), da cidade de Camaquã (RS). O trabalho foi tão bem desenvolvido e a aplicado, que a aceitação entre os 12 acolhidos do albergue foi extremamente positiva, assim como a repercussão entre eles.

As atividades envolveram antropometria; técnica adoce menos e viva bem; pirâmide alimentar; semáforo dos alimentos; cinco cores no prato e panfletagem. Dentro do menu, foram introduzidas opções como bolo de banana saudável, chips de batata doce, canjicão nutritivo e água saborizada, por exemplo.

Essa foi a primeira vez que a estudante teve contato prático com a profissão. Na ocasião, ela estava no 6° semestre e diz ter sido um bom começo:

“Foi uma experiência ótima, onde eu pude aprender com as diferenças dos acolhidos, trazer além de conhecimento, motivação. Consegui com que eles prestassem atenção nos temas trabalhados.”

Segundo a nutricionista Ana Carla de Araújo da Cunha Garcia, que trabalha na rede municipal e foi supervisora de campo de Rafaela, a vivência foi mais do que uma capacidade curricular. Ela teve uma ótima abordagem e envolveu diversos temas nutricionais dentro do desafio de lidar com patologias, deficiências mentais leves, dificuldades de compreensão e outras dificuldades.

A estagiária diz ainda que a oportunidade:

“Ultrapassou os muros escolares e atingiu a mente, o corpo e a alma de cada um que busca alimentar o ser humano na visão física, intelectual e social. Tudo devido à visão humanizadora e transdisciplinar, frente aos conhecimentos acadêmicos até então adquiridos no curso de Nutrição”.

As dinâmicas variadas e a conscientização de uma alimentação saudável e uma vida de qualidade, foram fundamentais para que Rafaela conseguisse atingir o seu objetivo com ajuda da Tutora Paula Teche. Além disso, foram totalmente de encontro com o lema do SAI-POP, conhecido como Albergue Municipal, que é a frase de Dom Hélder Câmara: “Quando os problemas se tornam absurdos, os desafios se tornam apaixonantes.” A coordenação do local é realizada por Marilda Bergmann da Rosa.

Por Redação UNIASSELVI

 

Leia mais notícias

Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas de SC participa de encontro com alunos da UNIASSELVI

A violência obstétrica na percepção das mulheres é tema da próxima MasterClass UNIASSELVI


Carolina Motta