As primeiras baleias-francas desta temporada foram avistadas em Imbituba e Laguna (SC)
Maio 25, 2024
Elas estão chegando. As primeiras baleias-francas deste ano já foram avistadas no litoral catarinense, mais precisamente na Praia do Rosa, em Imbituba, e na Praia do Sol, em Laguna (SC), quinta e sexta-feira (23 e 24), respectivamente. Cada registro foi de pelo menos uma baleia adulta. Desta vez elas apareceram mais cedo que de costume. “No ano passado foi em junho, mas a temporada anual é oficialmente considerada entre julho e novembro. Estes avistamentos são um ótimo presságio”, afirma Karina Groch, diretora do Projeto ProFRANCA, sediado em Imbituba e patrocinado pela Petrobras. Segundo ela, em 2023 foi detectado um dos três maiores números de baleias no litoral catarinense (225), sendo que o maior foi em 2018, com 273 registros, entre mães e filhotes.
Neste ano uma equipe de 33 pessoas – entre biólogos, coordenadores, administradores, pesquisadores, comunicadores e estagiáros – fará o monitoramento. “Estamos a postos e já com os estagiários selecionados”, afirma Karina, reforçando que os mamíferos frequentam o litoral brasileiro somente para reproduzir e amamentar seus ‘bebês’. A ideia é estudar de perto esses animais, com o objetivo de obter informações sobre seu comportamento e dinâmica populacional.
Para saber mais – O ProFRANCA informa frequentemente em seus stories, no Instagram e Facebook, onde foram avistadas as baleias-francas. No site do Projeto (baleiafranca.org.br) há mais detalhes sobre como são identificados e um mapa das avistagens.
O ProFRANCA – Projeto Franca Austral é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Registro em vídeo foi feito nesta sexta-feira (24)
—
André Seben
Jornalista
PalavraCom