Atividade Física e Saúde – Você já ouviu falar sobre Abdominal Hipopressivo? Hã? é isso aí

Atividade Física e Saúde – Você já ouviu falar sobre Abdominal Hipopressivo? Hã? é isso aí

Outubro 20, 2021 Não Por Redação

 

 

Por Sidney Reinhold – Cref 029618-G/SC

 

Os abdominais Hipopressivos também chamados de Ginástica Hipopressiva e pode ser um aliado para as mulheres no pós-parto e para quem tem dores nas costas. Segundo pesquisas, este tipo de exercícios ajudam ainda na a combater a incontinência urinária e fecal, ajuda a melhorar o prolapso genital, a postura e ainda atua como um atuante e poderoso ativador da região intestinal. Caraca. è muita coisa, e ainda tem a parte boa. Diferentemente dos exercícios mais High Intensive, ele pode ser realizado em casa e sua execução é considerada de fácil adaptação.

Para o educador físico, Sidney Reinhold, em tempos de pandemia, cresceu muito a procura por atividades no modelo remoto, com acompanhamento pela internet e o aluno executando os treinos em casa. E sem dúvida, uma das áreas que mais merecem atenção, a linha da cintura, responsável por dores nas costas, falta de equilíbrio, processos pós parto e até aqueles centímetros indesejados. Para tanto, existem várias alternativas de trabalhar efetivamente essa região, ter ganhos altos e ainda fazer o treino no conforto do seu lar.

Reinhold pontua um artigo de Carlos Bruce, intitulado de Quatro exercícios de abdominais Hipopressivos: onde aponta que a ginástica hipopressiva consiste em: Inspirar normalmente e depois soltar o ar completamente, até que o abdômen comece a contrair sozinho e a seguir ‘encolher a barriga’, sugando os músculos abdominais para dentro, como se quisesse encostar o umbigo nas costas. Deve-se manter esta contração durante 10 a 20 segundos inicialmente e com o passar do tempo, ir aumentando o tempo aos poucos, permanecendo o maior tempo possível sem respirar. Após a pausa, encha os pulmões de ar e relaxe completamente, voltando à respiração normal.

Como todo exercício físico, algumas indicações devem ser levadas em consideração,tais como: Não realizar os movimentos após ingerir comida ou muito líquido, iniciar com um nível mais leve e ir aumentando conforme existe uma evolução, realizar entre três e cinco vezes por semana e começar com aproximadamente 20 minutos de atividades por treino. É possível que haja uma redução da linha da cintura após a sexta semana de execução das séries.

Para tanto, o Educador Físico Sidney Reinhold separou quatro treinos que podem ser realizados em casa, de fácil execução, e que podem mudar a sua vida.

Deitado de Costas

Deitada de barriga para cima, com as pernas dobradas e os braços ao longo do corpo, Recomenda-se na fase inicial do treinamento fazer 3 repetições deste exercício.

Sentado.

Neste exercício, a pessoa deve permanecer sentada numa cadeira com os pés apoiados no chão ou pode-se ficar sentada no chão com as pernas dobradas, no caso de iniciantes, e com as pernas esticadas para os mais experientes. Solte completamente o ar e depois ‘sugue’ a barriga para dentro completamente, ficando sem respirar pelo tempo máximo que conseguir. Recomenda-se fazer tr/~es vezes este exercício para os iniciantes.

Inclinado Pra Frente

Na posição de pé, incline o corpo para frente, dobrando um pouco os joelhos. Inspire profundamente e quando soltar o ar, ‘puxe’ o abdômen para dentro, assim como os músculos pélvicos, prendendo a respiração pelo máximo de tempo que conseguir. Recomenda-se realizar este exercício três vezes na fase inicial.

De quatro apoios.

Na posição de 4 apoios, soltar todo o ar dos pulmões e sugar a barriga para dentro o máximo que conseguir e prender a respiração durante o tempo máximo que conseguir. Recomenda-se fazer na fase inicial, três vezes este exercício.

Assim como todo exercício, existem as variantes que podem ser incluídas ao longo do processo de evolução dos treinos, ou ainda, para melhor se encaixar a anatomia de cada indivíduo, afinal de contas, cada ser é único, e carece de um atendimento individualizado. O bom, é que você pode alterar a sequência de treinamento, já que em alguns você encontrará maior facilidade de execução e outros, maior dificuldade. A melhor forma de realizar eles é testando cada um e vendo qual melhor se encaixa a seu estilo de treinamento.

Ainda no artigo do Carlos Bruce, publicado pelo site tuasaude.com, os benefícios de uma boa execução destes exercícios são grandes para a saúde física e emocional. Segundo Bruce:

Os abdominais hipopressivos possuem diversos benefícios para a saúde quando praticados corretamente, sendo os principais:

Afina a cintura devido às contrações isométricas que são realizadas durante o exercício, isso porque ao “sugar” a barriga há uma mudança na pressão interna abdominal, ajudando a diminuir a circunferência abdominal;

Fortalece os músculos das costas por causa da diminuição da pressão abdominal e da descompressão das vértebras, aliviando as dores nas costas e prevenindo a formação de hérnias;

Previne a perda de urina e fezes, pois durante a realização do passo-a-passo dos abdominais pode haver o reposicionamento da bexiga e fortalecimento dos ligamentos, combatendo a incontinência fecal, urinária e o prolapso uterino;

Previne a formação de hérnias, já que promove a descompressão das vértebras;

Melhora o desempenho sexual, isso porque durante a realização do exercício há aumento do fluxo sanguíneo na região íntima, aumentando a sensibilidade e o prazer.

Você sentirá uma grande diferença na sua postura e melhoras significativas no equilíbrio e o fortalecimento da coluna, já que promove um alinhamento da coluna. Lembre-se sempre de procurar a orientação de um profissional qualificado para que haja uma verdadeira promoção de saúde.

Para obter maiores informações, entre em contato.


Sidney Reinhold
CREF: 029618-G/SC
e-mail: [email protected]
Wats: (47) 999129430