Balneário Piçarras – Semel cria projeto de implantação de escolinhas de paradesporto
Março 7, 2023
“Modalidades esportivas vão atender Pessoas com Deficiência (PcD) na ASP
A Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) apresentou o projeto de implantação de escolinhas de paradesporto nesta segunda-feira, 6. A iniciativa será aplicada com alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e alunos da rede municipal de ensino, para atender Pessoas com Deficiência (PcD) a partir da próxima semana.
As escolinhas desportivas vão atender crianças e adultos PcD no espaço da Associação Sênior Piçarras (ASP), que serão orientadas pelo técnico da Seleção Brasileira de Paradesporto, Sidney Alexandre Reinhold. Ao longo dos próximos dias, as modalidades ofertadas e a frequência de aulas serão definidas com base na demanda.
A apresentação direcionada ao para o prefeito Tiago Baltt contou com a presença da diretoria do projeto, ocasião em que a iniciativa foi oficialmente aceita. “O esporte sempre terá protagonismo em nosso governo”, afirma o prefeito. O secretário de Esporte e Lazer destaca os inúmeros benefícios que serão desencadeados pela oferta de paradesporto. “Além dos já conhecidos benefícios físicos, a prática do paradesporto poderá contribuir para o desenvolvimento dos beneficiados, como a autoconfiança”, afirma.
A Apae de Balneário Piçarras atua desde 1991 na defesa e garantia de direitos, prevenção, orientações, atendimento e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da Pessoa com Deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. “É um avanço na inclusão social dentro do município e uma oportunidade de inserir os nossos alunos que já tem tendências e habilidades esportivas. Temos alunos que foram medalhistas no Parajasc (Jogos Paradesportivos de Santa Catarina) e o projeto vai dar oportunidades para eles enquanto atletas”, reforça a diretora pedagógica da Apae, Gisele Amaral.
A ASP, localizada no bairro Nossa Senhora da Paz, vai disponibilizar o espaço gratuitamente para a prática desportiva. “A Diretoria da ASP entende ser de grande importância este trabalho com as Pessoas com Deficiência, procurando desenvolver o seu potencial para o esporte e, com isto, contribuir para a inclusão social”, Elço Poleza, tesoureiro da Associação Sênior Piçarras (ASP).
“Esse projeto é de muita grandeza e vai valorizar àqueles que precisam do nosso apoio. Não podemos deixa-los de fora das oportunidades que o esporte oferece, já que este é um direito como de todas as pessoas”, fundamenta o presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras, Ademar de Oliveira.
“Quero parabenizar o incentivo para essa excelente ideia. Na Apae, tem pessoas que já treinam e isso será algo muito significante dentro do município”, reitera o vereador Domingos Ignácio, também presente na apresentação.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Texto: Luiza Vilas Boas, Diretora de Jornalismo
Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras