Bares de Blumenau competem no maior concurso de butecos do Brasil
Abril 24, 2023
Sete estabelecimentos contam como é participar do Comida di Buteco, em sua primeira edição na cidade
Pela primeira vez em 23 anos de concurso, Blumenau entra na rota dos melhores butecos do Brasil. Abril é o mês de festejar a cultura de buteco de norte a sul do país, com uma grande novidade este ano: pela primeira vez, bares de Blumenau irão disputar o título de Melhor Buteco do Brasil. O concurso vai até dia 30 de abril, trazendo para o Vale do Itajaí a importância da cultura de buteco como uma essência dos brasileiros, convidando todos para conhecerem lugares e sabores caseiros, pois, afinal, a vida é feita de buteco! No circuito de Blumenau sete estabelecimentos participam: Alek Bar, Banga Dunga, Bar da Oma, Berlim – Delícias pra você, Box3222, In Natura, e Polpetta – Pão com Bolinho.
O tema da edição de 2023 é “Ervas e Especiarias”, que retoma aos primórdios da história da humanidade e caminhos da culinária ao redor do mundo. A escolha se deve ao fato desses elementos serem utilizados nas cozinhas de todo o país, permitindo apropriações regionais e ampla variedade, onde os butecos podem explorar e abusar da criatividade. O concurso ocorre em 24 circuitos simultâneos em todo o Brasil, com mil butecos participantes.
O Comida di Buteco é um concurso, e não um festival, elegendo o Melhor Buteco de cada circuito, e não o melhor petisco. O público e os jurados visitam os estabelecimentos para avaliar quatro categorias: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. Cada item tem um peso diferente nas notas, o petisco corresponde a 70% e as demais categorias 10% cada uma. A cada edição, a lista de butecos participantes altera 20% de sua base, gerando renovação e acirrando a competitividade.
A estreia do concurso na cidade está gerando muita expectativa na comunidade e, claro, nos participantes. Segundo Carlos Alberto, proprietário do bar Polpeta Pão com Bolinho, conta que a chegada do concurso na cidade é uma conquista para os donos de bares, uma oportunidade de mostrar suas especialidades. “Além de traduzir bem o espírito do Pub, participar do Comida di Buteco atrai clientes que buscam por entretenimento, comida de qualidade e boa cerveja”, conta. Para Alessandro Sandri, proprietário do Alek Bar, a expectativa com o Comida di Buteco está bem alta. “Preparamos todas as áreas como atendimento, espaço, comidas e bebidas, para atingir nossa meta de vencer a edição de Blumenau. Queremos agregar valor em conjunto com o concurso para a nossa cidade e nossos clientes, trazendo experiências únicas”, relata animado.
Já Wilian Eduardo Becker, proprietário do Box 3222, conta que o prato participante foi pensado com o intuito de ser compartilhado entre as famílias e os grupos de amigos que frequentam o bar. A proprietária do Berlim – Delícias pra você, Geisiane Demarch conta que estão muito empolgados com o concurso, que o convite foi uma honra. “Acreditamos que a divulgação com o Comida di Buteco será importante e muito boa para nós.
Rosemèri Santiago, funcionária do Banga Dunga há 18 anos, conta que a expectativa é bem positiva e todos acreditam na vitória. “Queremos ganhar o concurso e claro, que mais pessoas possam vir conhecer nosso ambiente e saborear nossas receitas”. A Ana Carolina Amorim Taleska, proprietária do Bar da Oma, conta que está muito feliz em participar logo da primeira edição. “Temos um potencial muito grande com esse prato, que retrata bem, tanto a cultura de Blumenau quanto nossa. Além disso, é uma grande oportunidade de visibilidade, tem muita gente vindo e curtindo o concurso”, finaliza.
O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade promocional da extinta Rádio Geraes FM, feita para resgatar botecos familiares e a cozinha local. Hoje, o concurso é feito em todo o país e realizado em abril, simultaneamente em todas as cidades, demarcando esse período do ano como o mês de comemorar a cultura de buteco no Brasil.
Desde de 2016, o concurso é realizado em duas etapas: a primeira etapa é local, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o Melhor Buteco Do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho, em uma cerimônia especial.
—
Luciane Toledo