Black Friday: 7 estratégias para maximizar suas vendas através das redes sociais
Setembro 19, 2023
Especialista em Marketing Digital e Inteligência Artificial dá dicas para pequenas e grandes empresas
O mês de setembro é o momento crucial para os empresários e profissionais de marketing focarem nos preparativos e ações para uma das datas mais esperadas pelos consumidores: a Black Friday. Com a crescente influência das redes sociais no comportamento de compra do cliente, a preparação adequada das plataformas on-line é essencial. E ainda dá tempo de se organizar e obter um excelente resultado. E isso vale tanto para quem tem negócio físico ou on-line. Para Camila Renaux, especialista em Marketing Estratégico, Marketing Digital e Inteligência Artificial pelo MIT nos Estados Unidos, eleita por três vezes a melhor profissional de Marketing Digital do Brasil, algumas estratégias eficazes impulsionam as vendas através das redes sociais durante a data. “Quando o assunto é Black Friday, a gente precisa lembrar da intensa sinergia que vai acontecer entre o varejo físico e o varejo on-line. O Instagram é uma valiosa ferramenta para quem tem loja física vender durante essa data. Se seu negócio tem presença digital, você pode fazer anúncios totalmente integrados, justamente para alimentar os diferentes canais. O importante é que você esteja onde o seu cliente está. E pode ter certeza de que ele está com o celular na mão também”, ressalta Renaux.
- Entenda o que seu cliente quer
Essa etapa é um dos alicerces fundamentais para uma promoção bem-sucedida na Black Friday. Conheça seu público e alinhe isso com o que você busca para a data. Iniciar esse processo analisando o histórico de compras dos consumidores é um passo interessante. Isso permite a identificação dos padrões de consumo e a segmentação dos leads mais promissores, proporcionando a oportunidade de criar ofertas altamente personalizadas tanto para novos clientes, quanto para os que já são da casa.
- Tenha um planejamento sólido
Defina metas claras, avalie o desempenho das campanhas anteriores e identifique seus produtos principais para promoção. Um plano sólido é a base do sucesso na Black Friday. Aqui você pode utilizar ferramentas de análise para avaliar tendências de mercado e comportamento do consumidor, isso ajudará a direcionar seu planejamento. Faça um cronograma com todas as etapas da campanha e o que trabalhará em cada uma delas. O planejamento vai auxiliar você a não se perder nos prazos.
- Conquiste novos clientes, mas valorize os que você já tem
Uma das estratégias mais importantes é: priorize os seus clientes fiéis. Quando falamos de uma ação que tem foco em desconto, logo ficamos com aquela vontade de trazer novos clientes, mais pessoas. Mas, é preciso lembrar que os nossos atuais clientes têm uma taxa de conversão maior e melhor. São aqueles para quem é mais fácil e mais barato vender. Isso porque eles vão representar uma economia de dinheiro e também do seu tempo e esforço. E é muito comum que em períodos de Black Friday a gente acabe gerando descontentamento em quem já é cliente. Por isso, crie uma estratégia para quem já é cliente e uma estratégia para novos clientes. Afinal, o desconto e a redução do preço diminuem a barreira de entrada, aumentam o desejo daquele potencial cliente de efetivamente comprar o seu produto e/ou contratar o seu serviço, por exemplo.
- Desperte o interesse do consumidor
Criar expectativa em suas redes sociais é um ponto forte para o sucesso na campanha. Depois de ter os produtos que entrarão na promoção alinhados, pense na divulgação e deixe a criatividade fluir. Utilize teasers, contagens regressivas e prévias dos produtos em promoção. Engaje seu público com histórias intrigantes que os mantenham ansiosos pela Black Friday.
- Traga ofertas exclusivas
Aproveite as redes sociais para trazer ofertas exclusivas aos seus seguidores. E mesmo que não seja possível oferecer descontos altos, não há motivo para ficar de fora da Black Friday. A boa notícia é que existem diversas estratégias que você pode adotar para conquistar seu público. Entre elas, pode considerar a oferta de kits de produtos, a concessão de pontos extras em programas de fidelidade, a inclusão de garantias estendidas ou frete grátis, a disponibilização de cupons de desconto e a oferta de brindes, por exemplo. Utilize códigos de desconto ou vouchers que só são acessíveis através das suas redes sociais. Isso incentivará a fidelização e o compartilhamento das promoções. O objetivo é aproveitar a data para proporcionar uma vantagem significativa aos seus consumidores e promover o seu negócio, independentemente do caminho escolhido.
- Nunca a loja inteira!
Vemos muitos negócios fazerem uma promoção com redução de preço e colocarem: “a loja inteira estará com 10% de desconto. Isso vai desagradar quem já é seu cliente, vai trazer aquela percepção de que esse cliente fidelizado fez um mau negócio, e você não vai estar trabalhando outras formas de encantar, superar expectativas e trazer essa percepção de maior valor. Como é que você faz isso na prática? Através de brindes, de serviços agregados, daqueles diferenciais e também de um produto exclusivo. Entre as estratégias, oferecer um produto ou serviço exclusivo é aquela chance de você não gerar comparação naquilo que você já vende. São combos especiais, serviços feitos sob medida, algo que o cliente só vai ter na Black Friday. Com isso, você vai trazer a questão da exclusividade e vai poder aplicar desconto sem ferir os seus demais mixes, sejam de produtos ou de serviços. Porque o cliente não vai ter comparação. É importante que você traga algo exclusivo para a Black Friday, porque assim você chamará a atenção e conseguirá vender outros produtos com uma margem maior, porque é assim que funciona. O cliente entra na loja, seja física ou virtual, por aquela isca, aquele chamariz. O preço ajuda muito nisso. Mas, quando ele chega, ele tem a oportunidade de comprar outros tipos de produtos ou serviços que têm essa margem melhor, maior e são mais estratégicos para você também.
- Não esqueça da divulgação, mensuração e análise
A Black Friday representa um ótimo momento para aumentar a visibilidade de suas promoções, uma vez que os consumidores são bombardeados com e-mails de marketing e anúncios de ofertas nesse período. E, especialmente se você é um empreendedor de menor porte e não possui recursos para competir com anúncios caros em canais de massa, uma estratégia eficaz é explorar as possibilidades oferecidas pelo marketing digital e pelas redes sociais para promover suas ofertas. Uma excelente opção é aproveitar as ferramentas de impulsionamento oferecidas pelo Facebook e Instagram, que permitem direcionar suas campanhas para um público específico, mesmo com um orçamento limitado. Essa abordagem direcionada maximiza suas chances de alcançar potenciais clientes interessados em suas ofertas. Durante e após a Black Friday, analise o desempenho de suas campanhas nas redes sociais. Avalie o ROI (Retorno sobre o Investimento) e a eficácia de suas estratégias. Assim, poderá usar essas importantes informações para ajustar suas táticas futuras e encantar e fidelizar seus clientes.
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Oficina das Palavras:
Camila Tibes