Boletim de Notícias – Prefeitura de Indaial 03/08/2021
Agosto 3, 2021
Sala do Empreendedor de Indaial conquista 1ª lugar no Estado em Top 5 de Atendimento
Mais uma vez a Sala do Empreendedor de Indaial é destaque em Santa Catarina, conquistando o primeiro lugar no Top 5 de Atendimento. Conforme ranking elaborado pelo Sebrae/SC, dos mais de 11 mil atendimentos realizados em julho, a Sala do Município foi responsável por 1.660. No somatório de janeiro a julho, a Sala também figura com a maior concentração de atendimentos, prestando 7.567.
A Sala do Empreendedor é o ponto de apoio do poder público com os empresários. Através dela são oferecidos diversos serviços como atendimento aos profissionais liberais; emissão de guias, CND, notas fiscais de serviço avulsa, alvará de licença, certificado MEI e extratos de dívidas tributárias municipal; liberação para emissão de nota fiscal de serviço eletrônica; pedidos de viabilidade; atendimento dos encaminhamentos dos escritórios de contabilidade; entre outros. Está localizada no Prédio da Prefeitura, na Av. Getúlio Vargas, 126, Centro, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Acreditar no empresário local é dar o suporte necessário para que ele possa começar seu negócio, se desenvolver e prosperar, afirma o prefeito André Moser. “Ao longo dos anos a Sala vem se consolidando como um local de confiança do empresário. Fortalecemos os serviços disponibilizados com o objetivo de auxiliar quem quer empreender no Município. Sempre estamos em busca de parcerias, novos programas e atendimentos que possam agregar. O poder público deve fomentar os negócios que trazem geração de empregos e renda”, ressalta.
FIC abre editais para ocupação dos espaços expositivos em 2022
A Fundação Indaialense de Cultura abriu dois editais para ocupação dos espaços expositivos em 2022. Poderão inscrever-se pessoas físicas e jurídicas (sem fins lucrativos), enquadrados como: artistas, curadores e colecionadores. Serão aceitos trabalhos na área de artes visuais: Pintura, Gravura, Xilografia, Desenho, Fotos e Esculturas, Patrimônio Cultural Material e Imaterial (Tradições, Folclore, Hábitos e Costumes).
Os espaços estão disponíveis no Salão de Exposições FIC, localizado na sede da Fundação Indaialense de Cultura, e no Espaço FIC, localizado na Casa do Professor, que está situada na rua Olympia, 41, Tapajós.
As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro deste ano, através do site: http://www.ficindaial.com.br/fundacao/editais/
Professoras e colaboradoras da UEI Pinguinho de Gente recebem oficina de pintura Bauernmalerei
Professoras e colaboradoras da Unidade de Educação Infantil Pinguinho de Gente participaram na segunda, 2 de agosto, de uma oficina gratuita sobre pintura Bauernmalerei, ministrada pela artista blumenauense Sandra Bugmann. Foram atendidas duas turmas, uma das 8h30 às 11h30 e outra das 13h às 16h, na Unidade, conforme os protocolos de segurança da Covid-19.
Bauernmalerei é uma antiga técnica de pintura folclórica nascida no meio rural dos Alpes Europeus. Neste projeto, o objetivo é fazer o resgate dessa forma de pintura que remete aos colonizadores alemães da região do Vale do Itajaí. Relatos indicam que durante os longos e frios invernos, os camponeses refugiavam-se em suas casas e se dedicavam à essa pintura para trazer cor e alegria ao interior de seus lares, esperando a primavera. Assim, a pintura Bauernmalerei representa dedicação, perseverança e esperança de que a vida vai renascer mesmo após longos invernos.
“Essa vontade de buscar o belo, de transformar objetos do cotidiano em peças significativas e coloridas é o que mais me encanta no Bauernmalerei. Percebo que aos poucos as pessoas vão relaxando, começam a conversar e contar histórias durante a oficina. Ver a alegria com as suas pinturas é muito gratificante”, afirma Sandra.
Saúde divulga número de atendimentos relacionados à Covid-19 entre 26 e 31 de julho
A Secretaria de Saúde de Indaial apresenta um balanço do número de atendimentos realizados a usuários com sintomas respiratórios e de testes para detecção da Covid-19. Entre os dias 26 e 31 de julho foram atendidos 362 pacientes sintomáticos respiratórios, dos quais 286 no Centro de Atendimento à Covid-19, que funciona no Ginásio de Esportes, ao lado do Sais (rua Leoberto Leal, bairro Tapajós), e 76 nas Unidades de Saúde nos bairros.
O Caec atende de segunda a sábado, das 8h às 17h. Já nas Unidades, os usuários podem procurar as equipes de saúde de segunda a sexta, no período matutino, preferencialmente entre 8h e 9h30 para que seja oportunizada a triagem e devido atendimento a todos.
Com relação aos testes para detecção da Covid-19, o Laboratório Municipal realizou a análise de 285 coletas de materiais no período de 26 a 30 de julho. Do total foram confirmados 56 usuários com a doença, representando um percentual de 20%. O teste de pesquisa de antígenos é efetuado em pacientes encaminhados, após avaliação da equipe médica, pelas Unidades de Saúde, Centro de Atendimento à Covid e Hospital Beatriz Ramos.
Equipe de Controle da Dengue realiza primeira pulverização de inseticida em ponto estratégico com focos de mosquito
No mês de junho, a equipe do Programa de Controle da Dengue de Indaial realizou pela primeira vez a pulverização de inseticida em um ferro velho localizado no bairro Encano do Norte com focos positivos do Aedes aegypti. O local é ponto estratégico para acompanhamento da proliferação do mosquito.
O inseticida é fornecido pelo Estado e possui ação residual. Ele se fixa nas paredes de possíveis criadouros e em locais de pouso do mosquito, contaminando-o através de suas patas durante o repouso ou no período anterior à postura dos ovos.
A pulverização é realizada com o auxílio de bomba motorizada adquirida pelo Município neste ano e também com uso de equipamentos de proteção individual. O inseticida possui baixo índice de toxicidade, por isso não afeta funcionários do local e nem os moradores da região.
A aplicação do inseticida é uma medida complementar às atividades já realizadas rotineiramente pela equipe de Controle da Dengue. Porém, a colaboração da população é o principal combate ao mosquito, reforça a coordenadora do Programa, Aline Machado dos Santos. “Elimine depósitos que possam acumular água, escove bebedouros de animais e troque a água periodicamente. Fique atento, não dê chances para o mosquito. Transforme o combate em um hábito”, diz.
A pulverização de inseticida deverá ocorrer em outros pontos estratégicos ao longo do ano.
—
Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial