Boletim de Notícias – Prefeitura de Indaial 05/11/2021

Boletim de Notícias – Prefeitura de Indaial 05/11/2021

Novembro 5, 2021 Não Por Redação

 

 

 

Comitiva do Parlamento Europeu dá continuidade às visitas em Indaial

Na quinta-feira (4), a Comitiva da Aces América do Sul com representantes do Parlamento Europeu deu continuidade às visitas em determinados locais da cidade e participou de outros compromissos agendados para a data em questão.

Durante a manhã, os representantes compareceram à Associação Empresarial de Indaial e acompanharam apresentações de empresas como Texneo, Incofios e Metalúrgica Fey. Também conheceram as ações sociais da Acidi junto aos membros da diretoria, do Executivo e demais empresários.

No período da tarde, a Comitiva participou da Coletiva de Imprensa, que aconteceu no Salão Nobre, localizado no Prédio da Prefeitura Municipal. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito, André Moser, o presidente da Aces Europe, Gian Francesco Lupattelli, e o secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Bruno Bezerra de Menezes Souza.

Posteriormente, os integrantes da Comitiva conheceram o Casarão da Fundação Indaialense de Cultura, local que busca incentivar as expressões culturais da cidade e região. Ao fim da visita, receberam um quadro produzido por artistas da FIC, retratando a saíra-de-sete-cores e outras imagens da cidade. Para encerrar as atividades do dia, os representantes visitaram a Câmara de Vereadores de Indaial.

A comitiva da Aces é composta por cinco integrantes: Gian Francesco Lupattelli (Presidente da Aces Europe); Nuno Pedro Brás dos Santos (Diretor-Geral da Aces Europe); Lukas Vorel Adams (Diretor da Aces República Tcheca); Paulo César Prata Teixeira (Comissário da Aces Europe) e João Evangelista Macário (representante da Aces no Brasil). Os representantes buscam conhecer ações desenvolvidas em diversas áreas na cidade de Indaial, uma vez que o Município pleiteia o título de Cidade Sul-Americana do Desporto, chancelado pelo Parlamento Europeu e Unesco.

Para o prefeito, André Moser, este é um reconhecimento que permite com que a cidade avance de forma única, oportunizando mais qualidade de vida aos munícipes. “Vamos aproveitar esse privilégio para apresentarmos as ações executadas na cidade. Esse prêmio representa a dedicação de todos os indaialenses que se envolvem com programas, projetos e eventos no município. É, sem dúvidas, uma honra receber a Comitiva do Parlamento Europeu em Indaial”, comenta.


Central de Vacinação contra a Covid-19 abre neste sábado (6) em Indaial

A Secretaria de Saúde relembra que neste sábado, 6 de novembro, a Central de Vacinação contra a Covid-19 instalada no Parque Municipal Jorge Hardt estará aberta para atendimento nas cabines das 8h às 16h30, por ordem de chegada, através de senhas.

A imunização continua disponível para os seguintes grupos: 1ª dose a usuários com 12 anos ou mais; 3ª dose para trabalhadores de saúde que receberam a 2ª dose há 6 meses, usuários imunossuprimidos que foram imunizados com a 2ª dose há pelo menos 28 dias e pessoas com 60 anos ou mais que receberam a 2ª dose há 5 meses, além da 2ª dose para quem cumpriu o intervalo mínimo de 28 dias (Coronavac), 10 semanas (AstraZeneca) e 8 semanas (Pfizer).

Para ser vacinado é necessário apresentar: Cartão do SUS, documento oficial com foto e carteirinha de vacinação.

O adolescente deve estar acompanhado de pais/responsáveis, que também precisam levar um documento oficial com foto. Se preferir ir sozinho ou estiver com outro adulto (avós, tios, entre outros) é necessário apresentar um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, devidamente assinado pelos pais ou responsável legal, disponível na parte de Arquivos em: https://indaial.atende.net/subportal/covid19/pagina/vacinacao

Trabalhadores de saúde ainda devem levar: carteira de trabalho, holerite ou documento do Conselho de Classe (para quem atua na área atualmente); declaração médica autorizando a aplicação da dose de reforço (para trabalhador de saúde que está gestante); declaração atualizada do campo de estágio (para estudantes) e autodeclaração (familiar diretamente responsável pelo cuidado).

Já usuários imunossuprimidos precisam apresentar também um documento que comprove essa condição: cadastro já existente na Unidade de Saúde; atestado, relatório médico, prescrição médica, exames ou receitas com a indicação da condição da pessoa – prescrições de medicamentos de uso não controlados o prazo de validade é de 1 ano. Quem apresentou documentação anteriormente na Central de Vacinação por ser imunossuprimido não precisará levar novos documentos comprovatórios para a 3ª dose. Já os usuários vacinados por outros grupos (faixa etária ou indústria, por exemplo) para receberem a dose de reforço como imunossuprimidos precisarão levar toda a documentação solicitada.

Critérios Trabalhadores de Saúde

– Indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. Dentre eles, estão os profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio como, por exemplo, recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros, além de trabalhadores de serviços de interesse à saúde;

– Trabalhadores que atuam em cuidados domiciliares, programas ou serviços de atendimento domiciliar como, por exemplo, cuidadores de idosos, doulas e parteiras. Também podem receber os familiares diretamente responsáveis pelo cuidado de indivíduos gravemente enfermos ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado, de forma que não estão incluídos todos os contatos domiciliares destes indivíduos, apenas o familiar diretamente responsável pelo cuidado;

– Estudantes de graduação e pós-graduação das profissões de saúde, no que couber, desde que estejam em atividade de exposição ao coronavírus em razão de estágios curriculares e outras modalidades de prática acadêmica.

Critérios Imunossuprimidos

São considerados os usuários com:

  1. a) Imunodeficiência primária grave;
  2. b) Quimioterapia para câncer;
  3. c) Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
  4. d) Pessoas vivendo com HIV/Aids;
  5. e) Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
  6. f) Uso de drogas modificadoras da resposta imune (Anexo 2);
  7. g) Pacientes em hemodiálise;
  8. h) Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Pessoas com viagem agendada para o exterior

Quem deseja iniciar o esquema vacinal, antecipar a 2ª dose ou ainda receber a dose de reforço precisa comprovar a viagem marcada, apresentando as passagens compradas.

Os usuários que ainda não se vacinaram com nenhuma das doses receberão a Coronavac. A 2ª dose será aplicada após 28 dias e o mesmo período se aplica à dose de reforço. Já se a pessoa estiver buscando o adiantamento da Pfizer (21 dias) ou AstraZeneca (28 dias), somente irá receber a 2ª dose com o prazo mínimo se comprovar que o prazo normal de 8 semanas e 10 semanas, respectivamente, não condiz com a data da viagem. Para os usuários vacinados com a Coronavac também será necessário que o cidadão comprove que o país de destino não aceita o referido imunizante. A dose de reforço, portanto, será a Pfizer, após 28 dias do recebimento da 2ª dose.


Prefeitura divulga boletim atualizado da vacinação contra a Covid-19

A Prefeitura divulga um boletim semanal com os números da campanha de vacinação contra a Covid-19, apresentando o total de pessoas vacinadas e o número de doses recebidas, aplicadas, perdidas ou danificadas.

– Doses recebidas

Vacina Coronavac

26.230 doses

Vacina AstraZeneca

34.675 doses

Vacina Pfizer

30.104 doses

Vacina Janssen

2.360 doses

Total – 93.369 doses (distribuídas para 1ª, 2ª e 3ª dose)

– Doses aplicadas (1ª, 2ª e 3ª dose)

Adultos: Pessoas com 18 anos ou mais – 83.473

Adolescentes: Pessoas de 12 a 17 anos – 3.480

Total: 86.953

– Vacinados (Ao menos receberam 1 dose)

Adultos: Pessoas com 18 anos ou mais – 44.911

Adolescentes: Pessoas de 12 a 17 anos – 3.475

Total: 48.386

– Número de doses perdidas ou danificadas

126 doses perdidas ou danificadas


Inscrições abertas para a 5ª Mostra de Árvores Natalinas de Indaial

Com o intuito de fortalecer a temática do Natal em Indaial, aproximando as pessoas em um dos períodos culturais e fraternais mais significativos da história da humanidade, a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo e da Fundação Indaialense de Cultura, irá promover a 5ª Mostra de Árvores Natalinas – Weihnachtsbaume. Ela acontecerá na Praça Municipal Prefeito João Hennings Filho (Praça da Prefeitura).

Para o sucesso de mais uma edição, a Prefeitura conta com a parceria de Unidades de Educação Infantil, Escolas, Igrejas, Clubes de Serviço, Associações, Grupos Culturais e demais entidades organizadas na decoração. As árvores natalinas serão padronizadas e todas fornecidas gratuitamente pela Prefeitura.

O grupo interessado em participar deverá preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de novembro, no link: http://www.ficindaial.com.br/fundacao/v-mostra-de-arvores-natalinas-weihnachtsbaume/

A montagem das árvores será realizada nos dias 2 e 3 de dezembro. Nessas datas todos os envolvidos e a comunidade poderão partilhar de um momento de integração e cooperação, típicos do sentimento fraternal natalino. Após a montagem, a Mostra poderá ser visitada de 4 de dezembro de 2021 a 5 de janeiro de 2022.

Os enfeites das árvores serão retirados posteriormente no dia 6 de janeiro de 2022.

 


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial