Boletim de Notícias – Prefeitura de Indaial 08/09/2021
Setembro 8, 2021
Setembro Amarelo reforça ações de prevenção ao suicídio
10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Neste mês a Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), reforça a campanha Setembro Amarelo, que neste ano traz como lema “Agir Salva Vidas”.
O suicídio ocupa o quarto lugar no mundo como causa de morte. Atualmente são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Desses casos, 96,8% dos suicídios estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
“Trata-se de uma triste realidade, pois infelizmente mais casos são registrados, principalmente entre jovens. O principal objetivo da campanha é prevenir o suicídio, reduzindo os números significativos. Para isso acreditamos na necessidade do cuidado com a saúde mental”, destaca a enfermeira e coordenadora do Caps, Dulcinéia Ozelame de Souza.
Em alusão ao Setembro Amarelo haverá rodas de conversa sobre sofrimento psíquico, avaliação de risco, fatores protetivos e notificação de lesão autoprovocada com profissionais de saúde da rede pública e privada, educação, assistência social e usuários nos dias 15 e 29 de setembro e dias 13 e 20 de outubro. Também serão instaladas faixas em pontos estratégicos da cidade com a frase: Conversar, escutar e acolher – atitudes que salvam vidas.
Onde encontrar ajuda:
24h: Disque 188 – www.cvv.org.br
Caps: ligue 3333-4431
Unidade de Saúde mais próxima
Saúde reforça vacinação em grupo prioritário de adolescentes com 15 anos ou mais e adultos
Nesta quarta, 8 de setembro, a Secretaria de Saúde de Indaial dá continuidade à vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com 15, 16 e 17 anos que estejam na condição de gestantes, puérperas, lactantes, com deficiência permanente, portadores de comorbidades ou privados de liberdade e também de adultos com 18 anos ou mais.
A vacinação ocorre na Central instalada no Parque Municipal Jorge Hardt, de segunda a sexta, das 8h às 16h30, por ordem de chegada, através do sistema de senhas. O adolescente deve estar acompanhado de pais/responsáveis. Se preferir ir sozinho precisa apresentar um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, devidamente assinado pelos pais ou responsável legal, disponível na parte de Arquivos em: indaial.atende.net/subportal/covid19/pagina/vacinacao
Todos devem levar carteirinha de vacinação, Cartão do SUS e documento oficial com foto, além de documentos adicionais para adolescentes como:
– Para gestantes, puérperas e lactantes (original ou cópia de):
- a) declaração médica autorizando a aplicação da vacina. No documento assinado pelo profissional precisa constar a autorização para aplicação da vacina, e não apenas a condição da mulher (gestante, puérpera ou lactante);
- b) certidão de nascimento da criança (para as puérperas e lactantes).
– Para deficiência permanente e portadores de comorbidades (original ou cópia de):
- a) laudo médico ou exame comprobatório que indique a comorbidade ou deficiência;
- b) comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada;
- c) documento oficial com indicação da deficiência;
- d) cartões de gratuidade do transporte público que indique a condição de deficiência permanente;
e) laudo emitido por nutricionista no caso de obesidade; - f) declaração de equipe multidisciplinar, que indique a condição de deficiência ou comorbidade;
- g) autodeclaração (na ausência de outro tipo de documento) para os casos de deficiência permanente grave.
Adolescentes critérios deficiência permanente
Dentro do grupo prioritário são considerados indivíduos com deficiência permanente aqueles que apresentem uma ou mais das seguintes limitações:
- a) Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
b) Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir; - c) Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar;
- d) Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.
Adolescentes critérios portadores de comorbidades
Em relação aos indivíduos portadores de comorbidades serão considerados aqueles com as situações listadas abaixo:
- a) Diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias (doença de Gaucher, mucopolissacaridoses e outras);
- b) Doenças pulmonares crônicas (asma grave, fibrose cística, fibroses pulmonares, broncodisplasias);
c) Cardiopatias congênitas e adquiridas; - d) Doença hepática crônica;
- e) Doença renal crônica;
- f) Doenças neurológicas crônicas (paralisia cerebral, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave);
- g) Imunossupressão congênita ou adquirida (incluindo HIV/Aids, câncer, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes em uso de terapia imunossupressora devido à doença crônica como doenças reumatológicas e doenças inflamatórias intestinais – Crohn e colite ulcerativa);
- h) Hemoglobinopatias (anemia falciforme e talassemia maior);
- i) Obesidade grave (IMC: escore z>+3);
- j) Síndrome de down.
As pessoas que já receberam a vacina contra a Influenza devem respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para imunização contra a Covid-19.
Saúde de Indaial reforça intervalo de dias no esquema vacinal contra a Covid-19
A Secretaria de Saúde de Indaial reforça aos usuários o intervalo mínimo de dias entre as doses da Covid-19 para que seja completado o esquema vacinal: Coronavac – 28 dias, AstraZeneca – 10 semanas e Pfizer – 12 semanas. Para não ter dúvida de quando fazer a segunda dose, pode-se contar esse período a partir da data em que recebeu a aplicação da primeira dose.
“A vacinação é uma importante aliada no combate à pandemia. Deve-se respeitar o interno mínimo entre as doses para que o usuário tenha a proteção adequada contra a doença. A antecipação da segunda dose não é permitida, com exceção para estudantes e pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa de Santa Catarina e/ou com residência comprovada no Estado aprovados em programas de ensino e pesquisa no exterior”, explica o secretário de Saúde, Paulo Moschetta.
Conforme nota técnica recente emitida pelo Governo Estadual, nesse caso o estudante ou pesquisador deverá comprovar a aprovação em programa de ensino e pesquisa em instituição estrangeira, indicando a data de início do curso, assim como comprovante das passagens com a data de embarque.
A Central de Vacinação funciona no Parque Municipal Jorge Hardt, de segunda a sexta, das 8h às 16h30, sem fechar para o almoço. O atendimento é por ordem de chegada, através de senha.
A Prefeitura disponibiliza a transmissão ao vivo da vacinação. Pelas câmeras é possível visualizar a movimentação no Parque e planejar o melhor horário para ir até o local. Os munícipes podem acompanhar através do link: http://www.saudeindaial.sc.gov.br/vacina-aovivo
Saúde divulga número de atendimentos relacionados à Covid-19 entre 30 de agosto e 4 de setembro
A Secretaria de Saúde de Indaial apresenta um balanço do número de atendimentos realizados a usuários com sintomas respiratórios e de testes para detecção da Covid-19. Entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro foram atendidos 315 pacientes sintomáticos respiratórios, dos quais 214 no Centro de Atendimento à Covid-19, que funciona no Ginásio de Esportes, ao lado do Sais (rua Leoberto Leal, bairro Tapajós), e 101 nas Unidades de Saúde nos bairros.
O Caec atende de segunda a sábado, das 8h às 17h. Já nas Unidades, os usuários podem procurar as equipes de saúde de segunda a sexta, no período matutino, preferencialmente entre 8h e 9h30 para que seja oportunizada a triagem e devido atendimento a todos.
Com relação aos testes para detecção da Covid-19, o Laboratório Municipal realizou a análise de 278 coletas de materiais no período de 30 de agosto a 3 de setembro. Do total foram confirmados 36 usuários com a doença, representando um percentual de 13%. O teste de pesquisa de antígenos é efetuado em pacientes encaminhados, após avaliação da equipe médica, pelas Unidades de Saúde, Centro de Atendimento à Covid e Hospital Beatriz Ramos.
Prefeitura de Indaial lança Concurso Fotográfico “Indaial na Rota da Natureza”
A Prefeitura de Indaial, por meio da Fundação Indaialense de Cultura e da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, está lançando o Concurso Fotográfico “Indaial na Rota da Natureza”. Fotógrafos profissionais e amadores, maiores de 18 anos, são convidados a fazer uma imersão através das lentes, buscando a introspecção e contemplação das paisagens, pontos turísticos e valorização dos símbolos municipais.
De acordo com a organização do Concurso, o intuito é apresentar aquilo que o visitante, turista e morador vislumbram quando passeiam na cidade. A fotografia é uma ferramenta para impulsionar a divulgação das belezas naturais e culturais de Indaial, incentivando os participantes a valorizarem e registrarem um novo olhar do potencial turístico do Município.
A inscrição deverá ser realizada até 30 de setembro, exclusivamente pelo site da FIC: ficindaial.com.br/fundacao/edital-006-2021-fic-concurso-fotografico-indaial-na-rota-da-natureza-2021
O material deverá ser enviado de forma digital, por meio da ficha de inscrição, com o encaminhamento de quatro fotos diferentes e em alta resolução. Poderão ser utilizadas nas imagens pessoas caracterizadas de turistas para representar o visitante vivenciando a experiência turística “Indaial na Rota da Natureza”.
A Comissão Avaliadora observará os seguintes critérios para definição dos vencedores: adequação ao tema, criatividade, qualidade técnica e expressividade da obra. As fotografias mais pontuadas receberão premiação em dinheiro.
A revelação dos vencedores acontecerá em evento no dia 16 de outubro, às 19h, no Salão de Exposição da Fundação Indaialense de Cultura.
Secretaria de Planejamento moderniza serviço dos fiscais de posturas com aquisição de tablets
A Secretaria de Planejamento de Indaial está realizando mais uma ação para modernizar e agilizar o trabalho executado pela pasta. Nesta quarta, 8 de setembro, os fiscais de posturas receberam tablets para que possam inserir os dados das vistorias, em tempo real, na plataforma AprovaDigital. Eles são responsáveis por fiscalizar se obras e serviços executados no Município estão em conformidades com as normas e especificações aplicáveis.
“Neste ano já demos um grande passo rumo à desburocratização e inovação com a implantação do AprovaDigital, no qual mais de 30 serviços disponibilizados pela Secretaria passaram a tramitar 100% on-line. Além de facilitar o trabalho para técnicos da área e comunidade, agora estamos qualificando o trabalho dos nossos fiscais com esses aparelhos, facilitando o processo como um todo, pois retiramos o uso de papéis”, destaca o secretário, Fabiano dos Santos.
Indaial realiza 2ª Pré-Conferência Municipal de Cultura neste sábado (11)
Neste sábado, 11 de setembro, acontece a segunda Pré-Conferência Municipal de Cultura com o tema: Conselho Municipal de Política Cultural. A aula será conduzida pela mediadora e especialista em Gestão Cultural, Elaine Clove, através da plataforma Zoom, a partir das 17h. Interessados em participar podem acompanhar pelo link: us02web.zoom.us/j/81731297376?pwd=SzdxVWlLbnljVzNsNUJralNZZllGUT09
O evento é uma realização da Prefeitura, através da Fundação Indaialense de Cultura, e do Conselho Municipal de Política Cultural de Indaial.
A próxima etapa acontecerá no dia 18 de setembro, a partir das 8h, quando será realizada a Conferência na sede da Fundação Indaialense de Cultura (Rua Dr. Blumenau, 5, Centro). Artistas, produtores do setor cultural e comunidade são convidados a participar. O acesso é livre. Somente é necessária a inscrição na hora para quem for se candidatar ao Conselho Municipal.
—
Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial