Boletim de Notícias – Prefeitura de Indaial 20/10/2021
Outubro 20, 2021
Saúde de Indaial reabre vacinação contra a Covid-19 para adolescentes
Com o envio de novas doses contra a Covid-19 pelo Estado destinadas ao público de adolescentes, a partir desta quarta, 20 de outubro, a Secretaria de Saúde de Indaial reabre a aplicação da 1ª dose para usuários de 12 a 17 anos. O atendimento é realizado na Central instalada no Parque Municipal Jorge Hardt, por ordem de chegada, através de senhas, de segunda a sexta, das 8h às 16h30.
Para ser imunizado é necessário apresentar: Cartão do SUS, documento oficial com foto e carteirinha de vacinação. Além disso, o adolescente deve estar acompanhado de pais/responsáveis, que também precisam levar um documento oficial com foto. Se preferir ir sozinho ou estiver com outro adulto (avós, tios, entre outros) precisará apresentar um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, devidamente assinado pelos pais ou responsável legal, disponível na parte de Arquivos em: https://indaial.atende.net/subportal/covid19/pagina/vacinacao
Vacinação para outros grupos
Indaial também dá continuidade à vacinação contra a Covid-19 para os seguintes grupos: 1ª dose a adultos com 18 anos ou mais; 3ª dose para pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde que receberam a 2ª dose há 6 meses e para usuários imunossuprimidos que foram imunizados com a 2ª dose há pelo menos 28 dias, além da 2ª dose para quem cumpriu o intervalo mínimo de 28 dias (Coronavac), 10 semanas (AstraZeneca) e 8 semanas (Pfizer).
Para ser imunizado é necessário apresentar: Cartão do SUS, documento oficial com foto e carteirinha de vacinação.
Trabalhadores de saúde ainda devem levar: carteira de trabalho, holerite ou documento do Conselho de Classe (para quem atua na área atualmente); declaração médica autorizando a aplicação da dose de reforço (para trabalhador de saúde que está gestante); declaração atualizada do campo de estágio (para estudantes) e autodeclaração (familiar diretamente responsável pelo cuidado).
Já usuários imunossuprimidos precisam apresentar também um documento que comprove essa condição: cadastro já existente na Unidade de Saúde; atestado, relatório médico, prescrição médica, exames ou receitas com a indicação da condição da pessoa – prescrições de medicamentos de uso não controlados o prazo de validade é de 1 ano. Quem apresentou documentação anteriormente na Central de Vacinação por ser imunossuprimido não precisará levar novos documentos comprovatórios para a 3ª dose. Já os usuários vacinados por outros grupos (faixa etária ou indústria, por exemplo) para receberem a dose de reforço como imunossuprimidos precisarão levar toda a documentação solicitada.
Critérios Trabalhadores de Saúde
– Indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. Dentre eles, estão os profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio como, por exemplo, recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros, além de trabalhadores de serviços de interesse à saúde;
– Trabalhadores que atuam em cuidados domiciliares, programas ou serviços de atendimento domiciliar como, por exemplo, cuidadores de idosos, doulas e parteiras. Também podem receber os familiares diretamente responsáveis pelo cuidado de indivíduos gravemente enfermos ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado, de forma que não estão incluídos todos os contatos domiciliares destes indivíduos, apenas o familiar diretamente responsável pelo cuidado;
– Estudantes de graduação e pós-graduação das profissões de saúde, no que couber, desde que estejam em atividade de exposição ao coronavírus em razão de estágios curriculares e outras modalidades de prática acadêmica.
Critérios Imunossuprimidos
São considerados os usuários com:
- a) Imunodeficiência primária grave;
- b) Quimioterapia para câncer;
- c) Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
- d) Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3;
- e) Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
- f) Uso de drogas modificadoras da resposta imune (Anexo 2);
- g) Pacientes em hemodiálise;
- h) Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
Turismo de Indaial divulga vencedores do Concurso de Desenho e Frase “Sou turista aqui” na etapa municipal
A Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo de Indaial promoveu de 27 de setembro a 15 de outubro a exposição e votação do Concurso de Desenho e Frase “Sou turista aqui”, referente à segunda etapa do Programa de Sensibilização Turística Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu. No total, 73 desenhos estiveram expostos na Praça do Cidadão, onde cada munícipe teve a oportunidade de votar em seu desenho/frase preferido.
Os trabalhos foram realizados por estudantes do 5º ano das escolas da rede municipal, estadual e particular de Indaial. O objetivo era fazer com que todos os alunos refletissem sobre qual era o seu atrativo turístico favorito da cidade, despertando a sensibilidade do estudante de olhar como um turista, de conectar-se com as belezas da região.
Indaial elegeu três trabalhos vencedores para enviar ao Consórcio Intermunicipal do Vale do Itajaí (Cimvi) na fase regional do Concurso. Um deles foi escolhido através do voto popular durante a exposição e os outros dois selecionados pela equipe técnica do setor de Turismo da cidade, que avaliou a relação de originalidade do desenho com o atrativo escolhido pelo aluno.
A organização do Concurso contabilizou 561 votos na urna disposta na Praça do Cidadão. O trabalho escolhido pela população foi o do aluno Bernardo Nicholletti, da EEB Prefeito Germano Brandes Júnior, com 76 votos, que retratou um dos símbolos da cidade, a Vitória-Régia. Os outros dois selecionados pela comissão avaliadora são dos estudantes Thomas Cury, da EBM Juvenal Carvalho, e Arthur Gabriel Cerutti, da EEB Prefeito Germano Brandes Júnior, que retrataram a Fundação Indaialense de Cultura e a Ponte dos Arcos, respectivamente.
Os três finalistas da etapa municipal receberão um certificado de participação, uma medalha, uma camiseta com a estampa do seu próprio trabalho e uma exposição de seu desenho/frase no livro de Turismo do Cimvi.
Os trabalhos eleitos seguem para a etapa regional, quando será escolhido o grande finalista, no dia 26 de novembro, durante o evento Abeta Summit, na cidade de Timbó. Como premiação o ganhador final receberá um certificado, um troféu, destaque de seu desenho/frase no livro de Turismo do Cimvi, um fim de semana com sua família conhecendo um atrativo turístico da região do Vale Europeu, uma camiseta com seu desenho e um tablet. Além disso, a escola que o aluno representa receberá um computador.
Grupo de Dança Italiana Stella Alpina conquista 2° lugar no Festival de Dança de Joinville
O Grupo de Dança Italiana Stella Alpina, da Fundação Indaialense de Cultura, conquistou o 2° lugar no Festival de Dança de Joinville, considerado o maior evento de dança do mundo. Os 22 bailarinos apresentaram no dia 14 de outubro a coreografia “Giorno della Donna”, competindo na categoria Danças Populares Internacionais – Infantil.
A coreógrafa e professora do Grupo Stella Alpina, Samanta Farias, acompanhou o Grupo no Festival. Segundo ela, a coreografia trouxe como proposta o Dia da Mulher na Itália, quando as jovens recebem a flor mimosa como símbolo. “A data foi instituída nesse País na década de 1940. Na época, os políticos queriam dar às mulheres violetas ou orquídeas, mas são flores muito caras, então duas mulheres lutaram para que fossem flores mimosas, encontradas mais facilmente próximo à data, de forma que qualquer pessoa poderia homenagear a mulher”, explica.
Samanta também enfatiza a importância da premiação para o Grupo e Indaial. “Após quase dois anos sem pisar nos palcos em função da pandemia foi muito emocionante brilhar em um festival dessa grandiosidade, levando o nome da nossa cidade, e conquistar a premiação. É motivo de orgulho para os bailarinos que se dedicaram, aos pais por incentivar e auxiliar e a todos os demais envolvidos na preparação e ida até o evento”, ressalta.
UEI Recriar desenvolve proposta sobre alimentação saudável com turma de 1 ano
Entre os meses de setembro e outubro, a professora da Unidade de Educação Infantil Recriar, Marlene Schror Leber, responsável pela turma de 1 ano, elaborou, com o apoio das auxiliares Eliane Cardozo Junkes e Luciane K. S. Pereira, uma proposta voltada à contação de histórias, trabalhando com o livro “O Sanduíche da Maricota”.
Após leitura e apresentação da obra, as crianças tiveram a oportunidade de montar sanduíches de acordo com suas preferências, visando estimular uma alimentação saudável e desenvolver a autonomia de cada um.
“Incentivar os pequenos a se alimentarem de forma saudável ajuda a criar um hábito que pode ser levado para a vida inteira, causando um impacto positivo na saúde de nossas crianças e refletindo em benefícios para o futuro”, comenta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.
A professora da turma de 1 ano ressalta ainda que, a partir dessa proposta, foi possível identificar as preferências alimentares das crianças, que prepararam com entusiasmo os sanduíches. “A maioria delas quis repetir a refeição, talvez por ser algo novo, por permitir fazerem suas próprias escolhas ou simplesmente por apreciarem o paladar dos alimentos saudáveis. Foi uma proposta com efetiva participação das crianças e muito gratificante para as professoras”, finaliza Marlene.
Demuttin promove ação especial no HBR para confecção de credenciais de estacionamento para idosos e deficientes
O Departamento de Trânsito de Indaial promove nos dias 27 e 28 de outubro uma ação especial no Hospital Beatriz Ramos para confecção de credenciais de estacionamento em vaga reservada às pessoas com deficiência e idosos. Na ocasião, servidores do Demuttin atenderão esse público no pátio do HBR, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h, que poderá fazer seu cartão gratuito na hora.
Os interessados devem reunir os documentos necessários para a confecção da credencial: duas fotos 3×4, CPF, Carteira de Identidade e um documento que comprove a residência em Indaial. Deficientes ainda precisam levar laudo médico.
“O objetivo da ação é facilitar a confecção da credencial para idosos e deficientes, que por ventura precisem utilizar os serviços do HBR e na oportunidade já poderão realizar seu cartão, estando no mesmo local”, frisa a diretora de Trânsito, Sheila Daiana Almeida.
Quem tiver interesse na credencial, mas não puder comparecer nesses dias, pode fazer sua solicitação na Praça do Cidadão – setor de Trânsito, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Serviço de emissão da Carteira de Identidade suspenso temporariamente a partir de 28 de outubro
A Prefeitura de Indaial informa que o atendimento ao público para requerentes da Carteira de Identidade (RG) estará suspenso temporariamente de 28 de outubro a 5 de novembro. Nesse período não será possível fazer nenhum atendimento, nem mesmo off-line, para emissão de novo documento de identificação na Praça do Cidadão.
A medida visa à atualização do sistema do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina. A emissão do RG será retomada no dia 8 de novembro.
A retirada do documento continuará normalmente e poderá ser realizada na Praça do Cidadão, de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 675, Tapajós (ao lado da Dokassa).
—
Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial