Brasil – Dia Nacional do Imigrante Italiano é comemorado em 21 de fevereiro
Fevereiro 21, 2023
A escolha do dia 21 de fevereiro é uma homenagem aos descendentes dos imigrantes italianos vindos ao Brasil, para o estado do Espírito Santo pelo vapor Sofia em 1874. Em sua maioria, oriundos das regiões do Vêneto e Trento.
De acordo com dados do consulado da Itália no Brasil, estima-se que atualmente existem aproximadamente 30 milhões de descendentes de italianos vivendo em terras brasileiras.
Segundo o historiador Fernando Achiamé, a primeira expedição de italianos para o Espírito Santo foi batizada com o sobrenome do seu idealizador, Pietro Tabacchi.
Tabacchi era um italiano natural de Trento que já se encontrava no Espírito Santo desde o início da década de 1850, onde adquiriu uma fazenda no município de Santa Cruz. Ao observar o interesse do Brasil pela mão de obra europeia, ele decidiu oferecer terras para os imigrantes em troca do direito de derrubar 3,5 mil jacarandás para exportação.
Tabacchi, não se importando com a qualidade de vida desses italianos que não satisfeitos com as condições de moradia e trabalho que lhes foram proporcionados, se revoltaram e a maioria abandonou a fazenda e tiveram destinos diferentes. Alguns voltaram para a Itália, outros migraram para o Sul do Brasil.
Esta expedição é considerada um marco da imigração italiana e a primeira migração em massa desta nacionalidade para o Brasil, pois entre os anos de 1870 e 1930 houveram milhões de italianos, em busca de melhores condições de vida, imigraram principalmente para os estados do Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Portanto, hoje, devemos considerar um ato de coragem dos nossos antepassados, reconhecendo a importância do legado cultural, histórico, gastronômico e social que nos foi deixado.
—
Venturini Cittadinanza
Gabriela Blauth
(51) 98588 5225