Câmara de Blumenau manda para arquivo projeto que criaria novos cargos comissionados

Câmara de Blumenau manda para arquivo projeto que criaria novos cargos comissionados

Março 26, 2025 0 Por Redação

 

 

Em uma decisão conjunta entre os vereadores da Mesa Diretora, a Câmara de Blumenau enviou para o arquivo o Projeto de Resolução 635/2025, que pretendia criar sete novos cargos comissionados na Casa e extinguir um. A decisão foi divulgada na sessão ordinária desta terça-feira (25), em plenário.

O projeto estava na ordem do dia e seria votado pelos parlamentares. Entretanto, a Mesa Diretora decidiu retirar de pauta e enviar para o arquivo. Dessa forma, o documento não entrará mais em votação. A decisão foi tomada visando a economia de gastos, pensando no melhor para a cidade.

Os vereadores ainda aprovaram, durante a sessão, três projetos de lei em redação final, um projeto de lei, um projeto de resolução e um projeto de decreto legislativo em segunda votação.

projeto de decreto legislativo aprovado, de autoria dos vereadores Jean Volpato (PT), Cristiane Loureiro (Podemos) e Bruno Cunha (Cidadania), “cria a Frente Parlamentar em defesa da causa animal no município de Blumenau”. Na discussão do projeto, o vereador Jean Volpato pontuou que a Frente terá o objetivo de discutir com a sociedade civil organizada e com os órgãos governamentais as políticas públicas de zoonoses, de cuidado animal, o combate ao abandono e o bem-estar animal.

“É preciso fazer esse debate de forma ampla e a Câmara de Blumenau vai dar um exemplo sobretudo para o estado de Santa Catarina. Esse grupo de trabalho, além dos vereadores proponentes, vai contar com apoio e articulação de outros vereadores sensíveis a essa causa aqui desse parlamento”, antecipou. Com a aprovação do projeto, o próximo passo é a indicação dos integrantes da Frente pelo bloco parlamentar e pelos partidos, e então será agendada a primeira reunião.

Confira aqui a lista de projetos e proposições aprovados na sessão desta terça-feira.

Tribuna Livre

O médico coloproctologista Dr. Guilherme Buchen ocupou a tribuna livre na sessão desta terça-feira para falar sobre a prevenção ao câncer colorretal, ou câncer de intestino, por ocasião do Março Azul. Salientou que esse câncer é o segundo mais frequente na população, mas que a boa notícia é que é um dos únicos tipos de câncer que podem ser prevenidos.

“Quando diagnosticado precocemente, a chance é de 95% de cura”, disse. O médico pediu por políticas públicas que promovam informação e o fácil acesso à colonoscopia, exame padrão ouro para a detecção de lesões no intestino e que deve ser feito a cada 5 anos a partir dos 45 anos de idade.

O presidente da AMPE Blumenau, Demócrates Schmidt, também ocupou a tribuna livre para divulgar a Semana de Atividades em comemoração aos 41 anos da entidade, o jantar de posse da nova Diretoria e o lançamento do livro “AMPE Blumenau: 40 anos de Empreendedorismo Empresarial”. Todas essas atividades estão sendo realizadas nesta semana e as inscrições podem ser feitas pelo site ampeblumenau.com.br.

Ele ainda relatou um pouco da história da fundação da entidade, após a enchente de 1983. “Quero crer que construímos nesses 41 anos motivos suficientes para nos orgulharmos do crescimento que o empresário de micro e pequeno negócio gerou para nossa cidade”, assinalou.

Veja também:

Os textos dos projetos e proposições constantes na pauta da sessão ordinária e como votou cada vereador