CCO da 31ª Festa do Imigrante se reúne para discutir condições meteorológicas dos próximos dias

CCO da 31ª Festa do Imigrante se reúne para discutir condições meteorológicas dos próximos dias

Outubro 3, 2023 Não Por Redação

 

 

A Comissão Central Organizadora (CCO) da 31ª Festa do Imigrante se reuniu na manhã desta terça-feira (03) com coordenador da Defesa Civil de Timbó, Fábio Melere, para avaliar os riscos que o mau tempo dos próximos dias pode causar à Festa.

Melere disse que o alerta da Defesa Civil do Estado está se alterando entre laranja e amarelo para chuvas constantes e volumosas em todo o Vale Europeu a partir de amanhã, quarta-feira, intensificando-se no final de semana entre sexta-feira e domingo. “Trabalhamos com previsões meteorológicas, e toda previsão pode sofrer alterações (positivas ou negativas) ao longo dos próximos dias”, esclareceu.

Mesmo que as previsões mudem e o tempo melhore, durante a reunião ficou decidido que o Comitê de Crise da Defesa Civil Municipal estará em alerta, com equipes de prontidão, até que as condições do tempo melhorem definitivamente.

O presidente da CCO, Jorge Ferreira, disse também que a 31ª Festa do Imigrante está mantida normalmente. Ainda, segundo ele, caso precise realizar alguma alteração no cronograma da Festa a população será comunicada instantaneamente, via redes sociais da Prefeitura e da Festa.


Veja o que diz a Defesa Civil do Estado

A partir da manhã de quarta-feira (04/10), uma frente fria avança sobre Santa Catarina e favorece a condição para pancadas de chuva com trovoadas. Há risco para temporais isolados acompanhados de descargas elétricas e chuva intensa em curto espaço de tempo, sobretudo a partir do final da manhã e tarde.

Na quinta-feira (05/10) a instabilidade diminui um pouco, mas a circulação marítima segue favorecendo a condição para chuva fraca ao longo do dia sobre Timbó e toda região.

Já a partir da noite de sexta-feira (06/10) e se estendendo até a manhã do domingo (08/10), a instabilidade volta a ganhar intensidade em todo o Vale. A atuação de um sistema de baixa pressão sobre o Estado favorece a condição para chuva persistente de moderada a forte intensidade acompanhada de trovoadas. Não se descarta a condição para chuva intensa em curto espaço de tempo, sendo que o período mais crítico é aguardado no decorrer do sábado (07/10).

Devido aos volumes expressivos de chuva previstos entre 04 e 08 de outubro, até 550 milímetros no total, fica aumentado o risco para ocorrências associadas a alagamentos e deslizamentos. Além disso, a manutenção da chuva sobre a região do Médio e Alto Vale do Itajaí favorece a elevação do nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau.

Em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Assessor: Sócrates Prado/Ascom PMT
Arte: Ascom PMT