Centro de Blumenau ganhou nova iluminação pública com tecnologia LED
Junho 10, 2024
Região central da cidade passa por revitalização com modernização e instalação de novos postes e pórticos
A Rua 15 de Novembro e transversais, no centro de Blumenau (SC), ganhou iluminação nova e com tecnologia LED. Agora o local conta com uma rede de energia elétrica exclusiva para a iluminação, com 85 poste e 185 luminárias estilo colonial. Além disso, a região central ganhou 15 pórticos somando mais 60 luminárias (4 por pórtico) também LED estilo colonial. O ato de acendimento ocorreu na noite da quarta-feira, evidenciando também novos postes e pórticos.
“Nossa cidade, que já é repleta de atrativos, fica a partir da nova iluminação ainda mais bela, mais visível, mas principalmente mais segura, para todos aqueles que circulam na Região Central”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt. “Uma cidade mais iluminada torna-se uma cidade mais segura para que as pessoas possam andar mais tranquilas em locais que antes eram considerados perigosos por serem escuros. São investimentos assim que fazem a diferença diariamente na vida das pessoas”, salientou a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar.
A obra faz parte do projeto de ampliação e modernização do sistema de iluminação pública do município, que está sendo realizado pela Quantum Engenharia. E mais trabalhos estão em andamento, como a modernização da Avenida Beira-Rio, já em fase final, com implantação de 55 postes modelo sextante contendo 4 projetores cada, totalizando 220 lâmpadas. No total, o projeto contempla o entorno da Praça da Fonte Luminosa, Rua das Palmeiras, Mausoléu, Museu da Cerveja, Praça Dr. Blumenau, Praça do Remador, além da Rua 15 de Novembro e transversais, incluindo a Avenida Beira-Rio.
Além de deixar a cidade mais bonita, a tecnologia LED também aumenta a segurança pública, ao entregar mais de 70% da percepção das cores, contra 20% das lâmpadas comuns, ou seja, melhora a visibilidade. Também resulta em economia ao municípios, por consumir cerca de 60% menos energia elétrica e durar até 90 mil horas (cerca de 11 anos). Com isso, os gastos com manutenção e trocas são reduzidos consideravelmente.
Estrutura de Comunicação