Cerimônia de abertura marca início das atividades chanceladas pelo Parlamento Europeu em Indaial – Cidade Sul-Americana do Desporto 2022

Cerimônia de abertura marca início das atividades chanceladas pelo Parlamento Europeu em Indaial – Cidade Sul-Americana do Desporto 2022

Fevereiro 21, 2022 Não Por Redação

 

 

No último sábado, dia 19 de fevereiro, a Prefeitura de Indaial, através da Fundação Municipal de Esportes, promoveu no Centro Esportivo Bernardo Pisetta a cerimônia de abertura das atividades chanceladas pelo Parlamento Europeu e Unesco em conjunto com o Programa Indaial: Esporte o Ano Inteiro – 365 dias.

Indaial foi selecionada para receber o título de Cidade Sul-Americana do Desporto 2022 pelas ações que vêm executando no esporte de base, rendimento e educacional, nas atividades proporcionadas à comunidade, na integração com outras áreas e na infraestrutura esportiva do Município, com ênfase no Programa Semente. Instituído em 2017, ele incentiva a prática de exercícios físicos de forma orientada, proporcionando aos indaialenses o seu desenvolvimento físico e mental. Envolve aproximadamente quatro mil usuários, desde crianças e jovens até adultos e idosos, além do paradesporto, abrangendo cerca de 20 modalidades.

O evento de sábado contou com a presença de atletas, membros de associações e entidades esportivas, autoridades e comunidade, além dos representantes da Aces Europe, Nuno Pedro Brás dos Santos (diretor-geral) e Paulo César Prata Teixeira (comissário).

O público presente pôde conferir belíssimas apresentações culturais com a Fanfarra da Escola Básica Municipal Leopoldo Simão, o Grupo de Dança Alemã Bogen Bruckevolkstanzgruppe, o Grupo de Dança Polonesa Chlopi e o Grupo Dança Ventura. Um desfile temático das modalidades esportivas no Município, formado por atletas indaialenses, também foi realizado, tornando o evento ainda mais especial.

Na cerimônia ocorreu o lançamento do Programa Bolsa Esporte Municipal edição 2022, que visa valorizar e apoiar atletas, paratletas, professores, acadêmicos e profissionais técnicos, participantes do desporto amador, educacional e de alto rendimento, mediante concessão de bolsas remuneradas. Ele está dividido em duas modalidades, o Programa Bolsa-Atleta e o Bolsa-Técnico. Na edição 2022, o Programa Bolsa-Técnico atenderá, inicialmente, cerca de 30 profissionais, e o Bolsa-Atleta, destinado a esportistas maiores de 14 anos, beneficiará mais de 20.

Além disso, na cerimônia foi inaugurado o Núcleo de Base para o Esporte de Alto Rendimento – modalidade Handebol, implantado nas dependências do Centro Bernardo Pisetta. Indaial é uma das únicas cidades do País contemplada com esse projeto-piloto do Ministério da Cidadania. O espaço conta com uma estrutura física composta por academia; salas de fisioterapia, nutrição, psicologia, reuniões e reforço escolar; além de vestiários e banheiros.

“Foi um momento histórico para Indaial, ainda mais na data em que se comemorou o Dia do Esportista. Receber essa honraria nos enche de orgulho, pois é a certeza de que estamos no caminho certo dos investimentos realizados e buscando oportunizar espaço a todas as faixas etárias da nossa população. Também reforça o compromisso de que precisamos manter esse padrão de qualidade em todos os próximos eventos, ações e programas”, comentou o prefeito, André Moser.

A cerimônia ainda contou com uma homenagem ao vice-prefeito, Zelir Nezi, falecido recentemente, no dia 14 de fevereiro. “Com uma humilde homenagem lembramos do amigo e vice Tirol, um grande incentivador do esporte. Tenho certeza da felicidade que seria participar conosco desse grande momento. O compromisso permanece de fazer o melhor para Indaial. Com o apoio de todos os atletas, clubes e entidades vamos honrar o prêmio recebido de Cidade Sul-Americana do Desporto”, destacou Moser.


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial