Cerveja artesanal sem álcool ganha cada vez mais espaço no mercado
Julho 22, 2022
Pesquisas apontam que crescimento de consumo da bebida de marcas industriais cresceu em 2021 em relação ao ano anterior. Produção artesanal vem investindo no segmento e disseminando o diferencial de qualidade da produção em pequena escala
Ingredientes selecionados para atender a um paladar exigente, processo de fabricação mais lento e cuidadoso, geralmente em escala reduzida em comparação à industrial, e com uma apresentação de envase e rótulo diferenciados, que atraem pelo design e informações detalhadas do conteúdo da garrafa. Essas são algumas das diferenças quando o assunto é a produção das cervejas artesanais. O nicho, que é movido a novidades em estilos, combinações e sabores, segue o embalo do aumento do consumo das cervejas sem álcool das grandes indústrias e expande também a exploração deste terreno.
Segundo um levantamento solicitado pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) e feito pela Euromonitor, o consumo de cervejas sem álcool no Brasil em 2021 foi de 257 milhões de litros – um aumento de 30% em relação a 2020, quando o patamar de consumo foi de 197,8 milhões de litros desta cerveja. O dado do segmento industrial reflete também um cenário que tem se desenhado no mercado cervejeiro artesanal: a busca por este tipo de bebida tem crescido entre os consumidores. No Vale do Itajaí, a Das Bier é a única cervejaria da região a produzir a artesanal sem álcool e, desde que começou a fabricação da bebida, em 2020, a cervejaria já dobrou a produção da Australian Pale Ale sem álcool.
“Foram muitos testes e experimentos até chegar no resultado esperado. No último lote atingimos o grau de 0,1% de álcool, o que é fantástico”, diz Larissa Schmitt, diretora da Das Bier. Para ser considerada não alcoólica, a cerveja deve ter até 0,5% de teor alcoólico, segundo uma instrução normativa nacional (regulamentada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa).
Entre os motivos que podem estar levando ao crescimento da procura por cervejas sem álcool, Larissa considera a mudança de postura do consumidor, que vem buscando um estilo de vida mais saudável e com a ingestão de alimentos que agreguem benefícios ao corpo. “A cerveja sem álcool é bastante comparada aos isotônicos, por exemplo”, lembra. Outro fator é a socialização. “Depois da reclusão social que o mundo viveu, as pessoas querem sair, ter o contato com os amigos, familiares, fazer o famoso happy hour. Há essa necessidade de interação social – e a cerveja sem álcool se apresenta como uma alternativa inclusiva àquelas pessoas que não bebem ou que não podem beber por algum motivo. A própria lei seca tem reforçado o consumo de bebidas não alcoólicas e, assim, quem gosta de cerveja consegue se satisfazer de forma segura”, afirma. A qualidade também é outro fator que faz com que as cervejas sem álcool ganhem notoriedade. A tecnologia de produção e o barateamento dos custos, tornando a produção deste tipo de cerveja mais acessível, tem permitido sabores, texturas e aromas próximos aos das cervejas comuns.
Estilos diferenciados – e premiados
Em escala industrial, a pilsen sem álcool domina o mercado. Com uma trajetória de 15 anos e uma expertise claramente impressa nos seus produtos, a Das Bier mais uma vez inovou e investiu na elaboração de uma cerveja sem álcool que fugisse do convencional. “A Australian Pale Ale é uma cerveja premiada no Festival Brasileiro de Cervejas e vimos nela a referência para trazer uma sem álcool diferenciada. Como a maior queixa dos consumidores quanto às sem álcool das marcas convencionais é quanto ao sabor acentuado de mosto, queríamos uma alternativa com sabor e aroma bem evidentes de lúpulo”, explica Eduardo Rausch, mestre cervejeiro da Das Bier, lembrando que na produção de qualquer tipo de cerveja, o álcool é fruto de um processo de fermentação dos ingredientes – e que nas sem álcool é interrompido.
A Australian Pale Ale sem álcool faz parte do portfólio da cervejaria. Mas um outro estilo, que começou como colaborativo, tem sido produzido em épocas específicas, principalmente no inverno: é a Kaffe Bier sem Álcool, que este ano recebeu medalha de ouro no Festival Brasileiro de Cervejas. “Estamos relançando esse estilo por vários motivos: por conta da premiação, por estarmos no inverno – e este é um estilo que casa muito bem com essa época do ano – e também pela curiosidade que despertou no consumidor. Juntar cerveja e café em uma mesma bebida, com o diferencial de não ser alcoólica, gera um desejo de ser provada”, comenta Larissa.
Em ambas as produções, o mestre cervejeiro da Das Bier destaca: o segredo está no equilíbrio. “São processos que exigem cuidado, acompanhamento e técnicas de execução que não coloquem o trabalho a perder. Na Australian Pale Ale, por exemplo, o que dita a regra é a harmonia entre o amargor e sabor de lúpulo; já na Kaffe Bier, o momento certo da infusão do café durante a maturação é essencial para a produção não resultar em um sabor indesejado”, esclarece.
Sobre a Das Bier Cervejaria
Uma das pioneiras do mercado cervejeiro catarinense, a Das Bier foi fundada em 2006 e aposta em rótulos artesanais com sabores marcantes e variados. Incluem o mix os estilos Pilsen, Weizen, American IPA, Australian Pale Ale, Stout, Stark (Scotch Strong Ale), Catharina Sour Morango e Maracujá e Chope de Vinho. O negócio familiar traz não só a marca de cervejas, encontrada no varejo e em comércio eletrônicos, como também um restaurante com menu à base de peixes e harmonizado com as bebidas da casa, além de um pesqueiro com ampla área de lazer – espaços que reforçam o lema da empresa: da nossa casa para a sua casa.
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Francieli Corrêa