Chef ensina receitas saborosas para o almoço de Dia das Mães
Maio 5, 2020Confira as sugestões de receitas da chef Janaina Rickmann com opções para a entrada, prato principal e sobremesa que podem ser servidas com um delicioso vinho.
O Dia das Mães está se aproximando, mas, ainda não sabe como homenagear e agradá-la nesta data? No domingo dedicado às mães, talvez seja uma boa ideia preparar em casa um bom e delicioso almoço que vai conquistar o paladar da mamãe.
Para ajudar os filhos e aos pais que forem para a cozinha e preparar pessoalmente os pratos, a chef Janaina Rickmann, da Enoteca Decanter Blumenau, preparou três receitas para fazer em casa e prestigiar a sua mãe nesse dia especial. É um almoço completo, com entrada, prato principal e sobremesa. Para acompanhar as receitas, o sommelier da Decanter, Sidney Lucas, sugere bons vinhos para harmonizar com os pratos.
Entrada
A sugestão de entrada do almoço é a deliciosa Insalata italiana, que rende seis porções, com folhas verdes, mozzarella de búfala, pêssegos grelhados, presunto de parma e creme de balsâmico.
Ingredientes
1 cabeça de alface americana
1 pacote de rúcula
200g de presunto parma
200g de mozzarella de búfala
3 pêssegos frescos
3 colheres de sopa de creme de balsâmico
100g de nozes
Sal a gosto
Pimenta a gosto
150ml de azeite de oliva
Modo de preparo
Lave as folhas verdes e rasgue as ao meio, reserve. Fatie os pêssegos, aqueça uma saltese e grelhe os pêssegos, reserve. Em um prato desmanche a ricota usando um garfo, reserve.
Montagem da salada
Em um prato distribua as folhas verdes, tempere com sal e pimenta. Rasgue o presunto de parma por cima das folhas, espalhe a ricota amassada, distribua os pêssegos grelhados, regue com o azeite, polvilhe as nozes quebradas por cima do prato e por último finalize a salada com uma colher de mel.
Harmonização
A combinação de vinho e salada pode deixar seu prato ainda mais delicioso. Para harmonizar, o sommelier da Decanter, Sidney Lucas sugere o vinho branco Las Moras Chardonnay 2019. “Com aromas que lembram frutas tropicais, o rótulo é a escolha certa para acompanhar a entrada do almoço”, diz.
Prato principal
Para surpreender e conquistar o paladar da mulher da sua vida, a chef Janaina Rickmann separou a receita de Camarões a King George. A receita é composta por camarões grelhados ao molho bechamel, arroz com amêndoas, damasco, alho-poró e cogumelos salteados na manteiga.
Ingredientes
1 kg de camarão médio
2 colheres de manteiga
1 cebola picada
1 bandeja de cogumelo Paris fresco
300ml de nata
500ml de leite integral
100g de farinha de trigo
½ xicara de Salsinha
Sal a gosto
Pimenta a gosto
1 dose de conhaque para flambar
2 xicaras de arroz branco
150g de parmesão ou grana padano ralado
150g de damasco picado
150g de amêndoas laminadas
100g de batata palha
Modo de preparo
Tempere os camarões com sal e pimenta. Em uma frigideira coloque uma colher de manteiga, salteie os camarões e depois flambe com o conhaque. Reserve. Na mesma frigideira doure as amêndoas e reserve. Salteie o cogumelo Paris, acrescente a cebola picada, doure e acrescente os camarões flambados novamente.
Aqueça uma panela e derreta manteiga, acrescente o trigo e faça um roux, acrescente o leite aos poucos, depois que ferver acrescente a nata, tempere com pouco de sal e pimenta e agregue aos camarões. Por último, acrescente a salsinha picada.
Cozinhe o arroz normalmente, depois de pronto acrescente o parmesão, damasco e as amêndoas. Sirva com os camarões e finalize com batata palha.
Harmonização
Para pratos em que o camarão é o ingrediente principal, a dica é harmonizar com um vinho branco com muita acidez. “Com toques de frutas cítricas como o maracujá, pera, pêssego e damascos frescos, o vinho Domaine des Crès Ricards Marsanne-Roussanne 2016 possui aroma floral e sutis notas do carvalho lembrando a baunilha”, aponta Lucas.
Sobremesa
Para as mamães que adoram um doce, a sobremesa é sempre a hora mais esperada da refeição. Portanto, para deixar o almoço ainda mais especial, a sugestão da chef é apostar na torta brullé de queijo da canastra com framboesas frescas. A receita rende seis porções.
Ingredientes
6 ovos
4 cx de creme de leite
150g de açúcar refinado
1 colher de café de extrato de baunilha ou uma fava de baunilha
200g de queijo da Canastra
1 tampinha de essência de baunilha
150g de framboesas frescas
150g de farinha de trigo peneirada
50g de manteiga
100g de açúcar cristal
100g de açúcar de confeiteiro para decorar
Modo de preparo
Em uma batedeira com fouet bata os ovos com o açúcar refinado, acrescente a farinha de trigo peneirada e a baunilha, por último, o queijo da canastra ralado. Unte uma forma com manteiga e disponha toda a massa do bolo. Polvilhe açúcar cristal sobre a massa para dourar. Leve ao forno pré-aquecido 180 graus e asse por 30 minutos deixando dourar bem.
Retire do forno, espere esfriar e decore com as framboesas e polvilhe o açúcar de confeiteiro sobre todo o bolo
Harmonização
Para a sobremesa, o vinho é um excelente parceiro. Para harmonizar, o sommelier da Decanter sugere o delicioso vinho branco doce Alain Brumont Torus Pacherenc du Vic Bilh 2013. “O rótulo apresenta aromas exóticos de frutas como abacaxi, lichia e physalis. Na boca apresenta grande harmonia entre a acidez e a doçura”, conclui o sommelier.
Decanter
Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sido alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.
—
Bruna Gabriela Ziekuhr
Presse Comunicação