
Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 04/04/2025
Abril 4, 2025
O Início do Movimento Escoteiro no Brasil
A primeira entidade escoteira nacional do Brasil foi a Associação Brasileira de Escotismo (ABE), fundada em São Paulo em 1914. No entanto, esta entidade não seguia os princípios escoteiros de Lord Baden-Powell.
A primeira Tropa de Escoteiros Católicos do Brasil foi criada em 1917, na Paróquia de São João Baptista da Lagoa, no Rio de Janeiro.
Em 1923, Rodolfo Malempre fundou a “Boy Scouts Paulistas” em São Paulo, que seguia os princípios do escotismo.
O primeiro Grupo Escoteiro do Ar no Brasil foi oficializado em 1938.
O primeiro registro do Movimento Escoteiro no Brasil foi em 1909, na revista “Ilustração Brasileira”.
Organização do Movimento Escoteiro
Os jovens são divididos conforme a faixa etária em vários ramos ou secções. Cada ramo possui um programa de desenvolvimento e de atividades apropriados à idade e ao desenvolvimento mental, intelectual, espiritual, físico e social do jovem.
A Seção é a unidade do Movimento Escoteiro, que congrega membros do mesmo Ramo
Ramo Lobinho: para meninos e meninas de 7 a 10 anos, admitindo-se com idade menor (até 6 anos e meio) se estiver alfabetizado. Seção: Alcateia (pode ser mista ou não). São chamados de Lobinhos, divididos em Matilhas (grupos de quatro a seis Lobinhos). Trabalha-se a fantasia, utilizando como fundo de cena a História do Livro do Jângal (Mogli, o menino lobo);
Ramo Escoteiro: para rapazes e moças de 11 a 14 anos. Seção: Tropa de Escoteiros, Tropa de Escoteiras ou Tropa Escoteira Mista. São os Escoteiros, divididos em Patrulhas (grupos de seis a oito Escoteiros). Trabalha-se a aventura, através da vida ao ar livre; Exemplo de atividade, rapel e escalada.
Ramo Sênior: para rapazes e moças de 15 a 17 anos. Seção: Tropa Sênior, Tropa Guia ou Tropa Sênior Mista. São os Seniores e Guias, divididos em Patrulhas (grupos de quatro a seis Seniores e/ou Guias). Trabalha-se com o desafio aos limites, tanto físico, quanto intelectual, social e espiritual;
Ramo Pioneiro: para rapazes e moças de 18 a 20 anos. Seção: Clã Pioneiro. São os Pioneiros e Pioneiras, que se organizam em Equipes de Interesse, com quantidade variável de jovens. Tem como objetivo trabalhar o serviço ao próximo, como forma de melhorar a sociedade em que vivemos.
Os adultos com 21 anos ou mais participam de diversas formas. Podem ser Escotistas, que coordenam as atividades com os jovens; na U.E.B., Dirigentes Institucionais, que dirigem os Grupos Escoteiros e Regiões Escoteiras (estaduais); ou ainda Dirigentes de Formação, que se ocupam da orientação e formação de outros adultos.
Coluna Escoteira – Espaço reservado para divulgar atividades de grupos Escoteiros. (Timbó, Indaial e Pomerode) e demais munícios que possuam atividade Escoteira na nossa microrregião. Envie seu email: rogerio.gessner@gmail.com