Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 13/05/2022

Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 13/05/2022

Maio 13, 2022 Não Por Redação

 

 

Curiosidades sobre o Movimento Escoteiro

 

A Flor de Lis é o símbolo do Escotismo. Foi escolhido por Baden Powell em 1907. Desenhada na cor amarelo-ouro, no centro de uma bandeira verde, foi hasteada ao lado da bandeira inglesa no primeiro acampamento escoteiro realizado em Brownsea, no Canal da Mancha, Inglaterra. Antigamente, a flor-de-lis era desenhada nas cartas náuticas para indicar o norte na rosa dos ventos. Ao observar essas cartas, Baden Powell chegou à conclusão de que a flor-de-lis representava o sentido de direção; e era exatamente esse sentido que ele idealizava para o Escotismo. No Brasil, o Selo da República, com círculo de estrelas e o Cruzeiro do Sul é usado para esse fim. Sob a flor-de-lis há uma faixa com o nosso lema: Sempre Alerta! Sob a faixa, há um nó, cujo objetivo é lembrar a boa ação diária que devemos fazer em benefício de alguém, sem outra recompensa que a de nos sentirmos úteis.

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell nasceu em Londres, Inglaterra, a 22 de fevereiro de 1857. Seu pai era o Reverendo H.G. Baden-Powell, professor em Oxford. Sua mãe era filha do Almirante inglês W.T. Smyth. Seu bisavô, Joseph Brewer Smyth, tinha ido como colonizador para New Jersey (América do Norte) mas, voltou para a Inglaterra e naufragou na viagem de regresso. Baden-Powell era descendente, por um lado, de um Ministro Evangélico, e por outro lado, de um colonizador aventureiro do Novo Mundo.

Seu pai morreu, quando Robert tinha perto de três anos, deixando sua mãe com sete filhos, dos quais o mais velho não tinha ainda, quatorze anos. Havia com freqüência momentos difíceis para uma família tão grande, mas o amor mútuo entre mãe e filhos ajudava-os a continuar para a frente.

Além de uma carreira excelente no serviço militar – chegou a capitão aos vinte e seis anos – ganhou o troféu esportivo mais desejado de toda a Índia – o troféu de “sangrar o porco”, caça ao javali selvagem, a cavalo, tendo como única arma uma lança curta. (Obs.: o javali selvagem é habitualmente citado como “o único animal que se atreve a beber água no mesmo bebedouro com um tigre”).


Coluna Escoteira – Espaço reservado para divulgar atividades de grupos Escoteiros. (Timbó, Indaial e Pomerode) e demais munícios que possuam atividade Escoteira na nossa microrregião. Envie seu e mail: [email protected]