Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 24/02/2023
Fevereiro 24, 2023
30º ELO Nacional
Algumas Regiões Escoteiras no Brasil, sentindo as dificuldades em participar de um grande acampamento, como o Jamboree, resolveram propor a realização de acampamentos simultâneos em diversos pontos, valorizando a fraternidade escoteira “à distância”. Foi assim que nasceu o ELO Nacional em 1978, uma iniciativa pioneira na Região do Rio Grande do Sul.
Em 2023, a programação sugerida para o ELO acompanhará o tema que será abordado no Jamboree Escoteiro Mundial da Coreia do Sul, que será realizado em agosto deste ano. Serão duas possibilidades de datas para realizar a atividade: nos dias 26 e 27 de agosto ou nos dias 25 e 26 de novembro, conforme previsto no calendário nacional. Em breve divulgaremos novas informações.
Medalha Cruz de Valor Maria Pérola Sodré para Katarine
Durante o ACHEDI 2023 – Acampamento de Chefes e Diretores do 20º Grupo Escoteiro Timbó, aconteceu uma cerimônia muito especial, que foi a entrega da Medalha Cruz de Valor Maria Pérola Sodré, concedida para a escotista Katarine Emanuela Klitzke.
Esta medalha, que pode ser proposta por um associado, tem o objetivo de reconhecer jovens que tenham destaque nos campos das ciências e dos desportos
Na cerimônia de entrega o diretor Nacional de Gestão Estratégica, Chefe Celso de Menezes e o diretor Nacional de Métodos Educativo Adjunto, Chefe Marcos Carvalho comentaram “O 20º GET tem a honra de ter entre seus jovens a primeira escoteira do Brasil a receber esta condecoração. Esta medalha foi criada pensada na Katarine, pela dedicação, trabalho e exemplo que a Katarine teve na sua vida escoteira.
Alguns destaques da trajetória de Katarine Emanuela Klitzke:
Olimpíadas de Conhecimento, quando, por conta de seu destaque, foi convidada a estudar em diversas escolas do Brasil. Já com algum reconhecimento nacional, criou a “Ampulheta do Saber”,
Olimpíada Sul-Americana de Astronáutica, quando a sua visibilidade em nível mundial foi ampliada. A partir daí, Katarine foi convidada para estudar na Georgia Tech, uma das principais universidades americanas.
Prêmio NASA. Quando já estava morando nos Estados Unidos, Katarine e um grupo de colegas realizou um projeto simulando uma missão especial tripulada à Marte, alinhada com projetos futuros da NASA para levar humanos a Marte nos anos 2030.
Destaque na Revista FORBES. Devido ao seu desempenho em olimpíadas de Conhecimento, concursos e em sua vida acadêmica, a mesma foi listada como um dos jovens mais promissores, ainda com 20 anos de idade, da renomada revista FORBES
Coluna Escoteira – Espaço reservado para divulgar atividades de grupos Escoteiros. (Timbó, Indaial e Pomerode) e demais munícios que possuam atividade Escoteira na nossa microrregião. Envie seu e mail: [email protected]