Covid-19: diretor presidente da Unimed Blumenau faz novo apelo à população e destaca a gravíssima situação de Santa Catarina
Março 8, 2021
Em uma manifestação por áudio de WhatsApp, feita neste domingo, dia 7, Alexandre José Ferreira, diretor presidente da Unimed Blumenau, mais uma vez pediu o apoio da população no enfrentamento da pandemia, e destacou a gravíssima situação do sistema de saúde em todo o estado.
“Mesmo com a administração de leitos sendo realizada com a maior racionalidade possível, o sistema de saúde colapsou”, ressalta o médico dizendo que a população precisa unir esforços para que nenhuma pessoa corra o risco de ficar sem atendimento. “A taxa de ocupação de leitos voltados a pacientes com Covid-19 é altíssima e o número de pacientes à espera de UTI só aumenta. Vai ficando cada vez mais difícil fazer transferências porque os estados, no geral, estão com a capacidade de leitos esgotada – uma realidade em praticamente todo o país”.
Alexandre Ferreira destacou a responsabilidade de cada um neste cenário, “A vida é o que temos de mais importante! Não só a nossa, mas também a do outro!”.
E com muita franqueza direcionou um recado para quem está participando de aglomerações, “Lembrem-se: os leitos de UTI estão lotados, com uma longa fila de espera. Não são só vocês que poderão ficar sem leitos, mas também suas famílias”, destacou.
Robô Laura e Central de Atendimento Coronavírus
Na mensagem, o médico pede para que os casos que não são urgentes acessem a plataforma digital Robô Laura, que faz o monitoramento e está ajudando toda a população com orientações e avaliando riscos e sintomas da Covid-19. O acesso é feito pelo site da Unimed Blumenau e o atendimento e acompanhamento continuam por WhatsApp. A cooperativa conta também com uma Central de Atendimento Coronavírus pelo 0800 647 0026, que funciona 24 horas, 7 dias por semana.
Ouça no áudio em anexo
—
Unimed Blumenau
Stefanie Herz
Jornalista