Defesa Civil SC – Previsão para os próximos 5 dias (06/10)

Defesa Civil SC – Previsão para os próximos 5 dias (06/10)

Outubro 6, 2023 Não Por Redação

 

 

Elaborado em: 06/10/2023 às 05:00 – N° 279/2023
Meteorologista: Fernando Rafael

SEXTA-FEIRA (06)

sexta-feira (06) será de tempo instável em SC, com o retorno das instabilidades. A intensificação do fluxo de ar quente e úmido da região amazônica, juntamente com a presença de sistemas de baixa pressão ao longo da atmosfera, favorecem o retorno dos temporais com chuva pontualmente intensa e volumosa acompanhada de trovoadas, fortes rajadas de vento e precipitação de granizo com risco alto para ocorrências associadas aos temporais e muito alto para deslizamentos, enxurradas e alagamentos, principalmente a partir do final do dia. As chuvas iniciam pelas áreas do centro/norte do estado entre a madrugada e manhã e avançam para sul em direção às demais regiões, próximas ao RS, ao longo do dia. Os ventos sopram com fraca intensidade, variando de noroeste a nordeste, com rajadas moderadas pelo estado, principalmente no Grande Oeste, onde sopram com velocidades entre 40 a 70 km/h, podendo ultrapassar esses valores, com risco moderado para ocorrências relacionadas a esses ventos. As mínimas oscilam entre 15°C e 19°C no Grande Oeste e áreas costeiras e variam entre 9 e 15°C nas demais regiões. As máximas variam entre 24 e 32°C no Grande Oeste e Planalto Norte e entre 17°C e 24°C nas demais áreas. O mar fica pouco agitado com ondas de leste entre 1,2 e 1,8 m e picos de até 2,5 m em alto mar no final do dia.

SÁBADO (07)

No sábado (07), além das instabilidades e do fluxo de calor e umidade da Amazônia direcionado ao estado, que já influenciam o tempo desde o dia anterior, uma frente fria com características estacionárias posicionada sobre SC, contribui para a intensificação das chuvas e dos temporais em todas as regiões, com acumulados pluviométricos elevados, acompanhados de muitas descargas elétricas e episódios pontuais de vento forte e queda de granizo. A instabilidade, no entanto, pode ser intercalada com breves períodos de melhoria. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas aos temporais e às chuvas fortes, incluindo alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações graduais. Os ventos variam de oeste a norte do Grande Oeste aos planaltos e de norte/nordeste nas áreas costeiras e proximidades, virando para os quadrantes sul e leste ao longo da tarde e noite em todas as regiões, com rajadas moderadas (50 a 70 km/h, pontualmente mais altas) com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos. As temperaturas mínimas variam entre 11 e 15°C no Planalto Sul e entre 16 e 21°C nas outras regiões. As máximas oscilam entre 18 e 24°C pelo estado, com marcas pontualmente menores nas áreas de maior altitude.

DOMINGO (08)

No domingo (08), o tempo permanece instável com a ocorrência de chuvas fortes a volumosas pelo estado e temporais pontuais com fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, devido a atuação da frente fria, que começa a se afastar lentamente do estado a partir da noite. O risco deve seguir entre alto a muito alto para ocorrências associadas ao excesso de chuvas, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais. Os ventos sopram com direções variadas e com moderada intensidade pelo estado (rajadas entre 40 e 65 km/h, pontualmente mais altas). As temperaturas mínimas variam entre 11°C e 15°C entre o Meio-Oeste e os planaltos e entre 15°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, em função da maior cobertura de nuvens e das chuvas, as temperaturas não sobem, oscilando entre 19°C e 21°C no litoral, 17°C a 20°C no Grande Oeste e de 14°C e 17°C no Planalto Sul.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A madrugada de segunda-feira (09) ainda pode registrar chuvas fortes no nordeste do estado, sobretudo entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte, que tendem a diminuir conforme a frente fria se afasta de SC. A partir da manhã, as instabilidades já devem estar afastadas de SC e com isso, o tempo volta a estabilizar, com variação de nuvens no Grande Oeste e nublado entre o Meio-Oeste e litoral, com chance de chuva fraca e isolada especialmente no final do dia, devido a circulação marítima. Na terça-feira (10), o tempo deve continuar firme em grande partes das regiões, com maior nebulosidade em áreas do leste do estado onde não se afasta a condição para chuvas fracas, mais uma vez, associadas a circulação marítima. O risco para deslizamentos deve permanecer entre alto a muito alto no período devido ao encharcamento do solo.

Fonte: Defesa Civil Santa Catarina