Deputado Gilson Marques questiona ministro da Defesa sobre aquisição de itens de luxo

Deputado Gilson Marques questiona ministro da Defesa sobre aquisição de itens de luxo

Novembro 29, 2023 Não Por Redação

 

 

 

Na semana passada, o Deputado Gilson Marques (NOVO-SC) juntamente com outros deputados protocolaram um requerimento de informação solicitando mais detalhes sobre a aquisição de 10 refrigeradores de alimentos com temperaturas de 7 a 18 graus, tensão de alimentação bivolt e aplicação para vinhos (adegas) no âmbito do Pregão Eletrônico n° 13/2023 do Exército Brasileiro, 6° Depósito de Suprimento.

Segundo o parlamentar, a solicitação de informações sobre a licitação visa verificar se a aquisição da adega atende à vedação prevista na Lei. As informações solicitadas são relevantes para essa análise, pois permitem avaliar a finalidade da adega, quem irá utilizá-la, quantos vinhos serão armazenados, qual a estimativa de valor e se há outras formas de conservar vinhos que sejam menos custosas.

“A solicitação de informações é importante para garantir a transparência e a accountability da Administração Pública. A população tem o direito de saber como os recursos públicos estão sendo utilizados, inclusive quando se trata de licitações para aquisição de itens de luxo”, destaca Gilson.

Em setembro de 2019, a Câmara dos Deputados aprovou em Plenário a Emenda nº 65/2019 de autoria do Deputado Gilson Marques, que pôs fim à chamada “Farra da Lagosta”. A proposta adicionada à Nova Lei de Licitações (PL 1292/1995) criou uma vedação à aquisição de itens de luxo em licitações públicas.

“É um absurdo o Estado brasileiro comprar itens de luxo com o dinheiro do povo, que acorda cedo, que paga uma infinidade de impostos e muitas vezes não consegue ter uma vida digna com o básico. Vamos aguardar a resposta para darmos os devidos  encaminhamentos”, finalizou Marques.

Deputado Gilson Marques (NOVO-SC)

 Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados


Karina Beatrice Frainer