Sessão Ordinária e bate-papo sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável marcam atividades do Parlamento Jovem
Junho 10, 2024
Os jovens vereadores da 10ª Legislatura se reuniram na manhã do dia 6 de junho, para a realização da sétima Sessão Ordinária de 2024, no Plenário Walter Butzke, na Câmara Municipal de Timbó.
A Sessão contou com a execução do Hino Nacional, a leitura do texto bíblico realizado pelo vereador João Vitor Moratelli, e do Estatuto da Criança e Adolescente, lido pela vereadora Luiza Mezadri Leandro.
A pauta do dia contou com três pedidos de providência, sendo eles:
– Pedido de Providência 0015/2024 – Parlamento Jovem -Serviços de poda, nas proximidades do nº 248 e da ponte localizada na Rua Japão, Bairro das Nações e/ou notifique o proprietário para que o faça. Autoria da vereadora jovem Luiza Mezadri Leandro.
– Pedido de Providência 016/2024 – Parlamento Jovem – Manutenção dos equipamentos do Parque Infantil localizado no Jardim Botânico de Timbó. Autoria da vereadora jovem Thais Emanuelle de Moura.
– Pedido de Providência 017/2024 – Parlamento Jovem – Realização de manutenção e desobstrução da boca de lobo, localizada nas proximidades do nº 2266, Bairro Pomeranos. Autoria do vereador jovem Vinicius Davi Arendt.
Em seguida, os jovens Isabella Barrionuevo Chagas dos Santos, Vinicius Davi Arendt, Thais Emanuelle de Moura, Luiza Mezadri Leandro, fizeram o uso da Tribuna para seus pronunciamentos pessoais.
Ao final, a presidente, vereadora Luiza Mezadri Leandro, destacou sobre a participação do Parlamento Jovem na Conferência Regional de Vereadores Mirins, que acontecerá no dia 19 de junho, na Câmara Municipal de Timbó. Para encerrar, convidou a todos para a próxima Sessão Ordinária no dia 27 de junho, às 14h30min.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Após a Sessão, as atividades do Parlamento Jovem tiveram sequência com um bate-papo descontraído sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apresentados pela bióloga e mestre em Biodiversidade, Suyen Larissa Lima.
Na oportunidade, a bióloga fez uma apresentação falando o que são os ODS, sua criação, objetivo e aprofundou sobre alguns deles, sendo: ODS 5 – Igualdade de Gênero; ODS 13 – Ações contra a mudança global do clima; ODS 14 – Vida na água; ODS 15 – Vida terrestre.
Além disso, Suyen ressaltou a importância de fazermos a nossa parte e termos a consciência que cada ser vivo faz parte de um todo.
Os ODS foram criados na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável em 2015 e são um plano de ação que busca fortalecer a paz universal e erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões. É uma proposta para as pessoas, o planeta e a prosperidade.
O lema é: “Ninguém pode ficar de fora!”, por isso foram construídos contemplando as cinco áreas de importância crucial para a humanidade e o planeta: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.
Assessoria de Comunicação/CMT