Dicas de como empreender em tempos de pandemia
Julho 8, 2021
Conheça as estratégias com propósito de empresária de SC
Quantas crises um negócio consegue suportar? Ou ainda, quantas inovações em conjunto podem surgir diante de cenários de crise? No Médio Vale do Itajaí, em Timbó, uma empresária viu no cenário pandêmico e pós-pandêmico de 2020 e 2021 uma oportunidade para reforçar uma metodologia de trabalho: a cooperação com clientes para que o crescimento dos negócios seja horizontal. Seguindo a máxima de que se um cresce todos crescem, Telma Gadotti, da Ultra Comunicação, aproveitou o conhecimento de décadas acumulado entre comunicação e consultoria para pequenos e micro negócios do Sebrae e formatou a maneira de agir.
“Percebi que desde que fundei a Ultra, eu oferecia muito mais do que publicidade. De maneira quase que empática com o negócio alheio, eu me dedicava a uma atuação completa em que agregava ao planejamento do negócio estratégico como um todo e quando tudo estivesse alinhado, aí sim, iniciava as ações de comunicação via Ultra. Com a pandemia, meus clientes chegaram até a Ultra desejando inovar, precisavam de um apoio nesse estágio mais da gestão, e eu via ali a oportunidade de auxiliar clientes fidelizados (todos especiais para mim), quanto oferecer o mesmo expertise a demais empresários e empreendedores que passavam pelas consequências impostas pela Covid-19”, explica Telma.
Foi nesse momento que a Ultra passou a ter um pilar de negócios e não apenas marketing e comunicação. E, assim, colocou como meta atuar para que a economia, em especial das cidades em que estão os clientes, pudesse se reerguer com a força coletiva e não apenas de um empresário/empreendedor.
Para entender a importância desse “semear”
Em Santa Catarina, por exemplo, um recente levantamento do Sebrae apontou que 114 mil empresas estão inoperantes no Estado devido ao momento Covid-19. Telma vem na contramão desse cenário. A empresa fundada há mais de 15 anos mais do que duplicou o número de colaboradores, fato que exigiu uma mudança para uma sede igualmente maior, dos 90 metros quadrados antigos, agora a equipe ocupa 200 metros quadrados de um espaço projetado para transmitir inovação em ideias e postura. E Telma não vem sozinha nessa colheita. Clientes da casa como a indústria Baher, que atende todo o país e exporta para países da América e Egito, uma das líderes em Mesas com Regulagem, mesmo diante de tantas incertezas, criou três novas marcas, cada uma com o segmento bem específico.
Quem também vislumbrou ampliações entre 2020 e 2021 foi o Grupo Linear, uma das líderes em Ralos Lineares em todo o país, que ampliou o mercado e se reposicionou, criando quatro novas marcas. “Claro que os exemplos citados não foram trabalhos de apenas alguns meses. Aí que entra a expertise de equipe Ultra. Quando nos envolvemos com um cliente, auxiliamos numa visão de curto a longo prazo, com estratégias bem definidas e um cronograma de ações que vão desde treinamento de equipes à execução dos projetos”, reforça Telma.
Para finalizar, Telma dá cinco dicas para quem quer aproveitar o momento para se ressignificar e sair de num cenário de pessimismo, demissões ou faturamento no vermelho:
1- Propósito: se o seu objetivo for lucro, sua visão está errada. O propósito é algo que norteia, que dá sentido à uma atividade. O lucro é consequência. Propósito nos inspira a sair da cama e sempre fazer o melhor;
2- Antes de começar a agir, pare e pense. Analise cenários, estatísticas, negócios que servem como inspiração e contem com a opinião de especialistas em diferentes áreas. Intuição nem sempre é uma boa amiga conselheira;
3- Fez o negócio de casa certinho, aí sim vá ao mercado e conte suas vitórias. Mas atenção, a comunicação também tem que contar com uma análise profissional. Em tempos de tamanha velocidade em que as coisas correm, qualquer dado infundado vira Fake News;
4- Valorize e escute quem está junto nessa caminhada. Como diz o ditado, a união faz a força, e é nessa hora que se vê a importância de um time de colaboradores conectado e alinhado em busca do mesmo objetivo;
5- Mostre seus diferenciais e sua essência ao público-alvo. Se comunique, explique e indique quem é você ou sua marca. Atualmente, as formas de se fazer isso são diversas, por isso fique atento para buscar uma estratégia que realmente vá atingir seu verdadeiro objetivo e trazer resultados satisfatórios ao seu negócio.
- Holanda, 137, Sala 103, Centro, Timbó (SC) – +55 (47) 3394-2949
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Oficina das Palavras:
Camila Tibes