Educação de Indaial realiza entrega de mais 5.104 kits de alimentação na rede municipal

Educação de Indaial realiza entrega de mais 5.104 kits de alimentação na rede municipal

Setembro 24, 2021 Não Por Redação

 

 

A Secretaria de Educação vem realizando, em escolas e unidades da rede pública municipal de ensino, a segunda etapa da entrega de kits de alimentação, a fim de atender às diretrizes do Programa Nacional da Alimentação Escolar que visa fornecer aos alunos alimentação de qualidade, em benefício do estudante e da sociedade como um todo. Estão sendo distribuídos 5.104 kits correspondentes ao segundo trimestre (abril a junho) deste ano, período em que os alunos ainda frequentavam o ensino remoto ou híbrido.

Os kits contêm alimentos básicos e ricos nutricionalmente, como arroz, feijão, leite, macarrão, ovos, extrato de tomate, farinha de trigo, além de frutas e verduras da estação, e são organizados pelas nutricionistas responsáveis pela Alimentação Escolar do Município. Segundo a nutricionista da Secretaria de Educação, Jesley do Rocio Lechinhoski, a alimentação saudável e adequada favorece o crescimento e desenvolvimento físico, melhora o sistema imune, auxilia no ensino e aprendizagem e se torna uma ferramenta de transformação social.

“Estudos recentes apontam que as instabilidades socioeconômicas geradas pelas crises política e econômica vividas nos últimos anos no País agravaram-se com a pandemia da Covid-19, acentuando as desigualdades alimentares entre uma parcela da população brasileira, sobretudo, quanto ao acesso a alimentos saudáveis de forma regular e em quantidade e qualidade suficientes. Por isso, a distribuição de alimentos saudáveis através dos kits é extremamente importante, porque muitas famílias precisam e têm esse direito”, explica Jesley.

Na primeira remessa, relativa aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021, foram entregues 5.635 kits. Em 2020 a Secretaria de Educação também forneceu 29.165 kits de alimentação ao longo do ano anterior. Em novembro deste ano está prevista para acontecer a terceira e última entrega dos kits, referente aos meses de julho, agosto e setembro.

“Os kits foram montados para atender às necessidades nutricionais específicas dos alunos e também garantir variedade e consequentemente bom aproveitamento dos alimentos pelas famílias, incentivando a manutenção de hábitos alimentares saudáveis”, reforça o secretário de Educação, Márcio Moisés Selhorst.

A alimentação é um direito social estabelecido no artigo 6º da Constituição Federal Brasileira e cabe ao poder público adotar políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população, conforme disposto na Lei nº 11.346/2006, que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar.