Educação para o futuro – por Juliano Bona, Camila Thaisa Alves Bona, Alfroh Postai, Edesio Marcos Slomp e Rutineia Luciene Bell (Para o futuro, é para lá que vamos)

Educação para o futuro – por Juliano Bona, Camila Thaisa Alves Bona, Alfroh Postai, Edesio Marcos Slomp e Rutineia Luciene Bell (Para o futuro, é para lá que vamos)

Agosto 9, 2021 Não Por Redação

 

 

No dia 16/07/2021 tivemos o TechDay, dia da tecnologia aqui na rede municipal de educação da cidade de Timbó. A história da construção desse projeto é longa e cheia de grandes desafios. Porém, foi neste dia que as parcerias com a Google foram firmadas e os Chromebooks entregues para os professores. Além disso, foram entregues telas interativas e carrinhos com vários outros Chromebooks que serão utilizados pelos alunos em sala. Todas as plataformas vinculadas à Google, com alta tecnologia de interação online, estão, a partir de agora, na palma da mão de nossos professores e alunos.

Projetos vinculados à Google tendem a mexer em profundidade com as práticas pedagógicas dos professores e, por consequência, impactar de forma direta a construção do conhecimento de nossos alunos. Todavia, gostaria de narrar a dimensão dos afetos. Quanta emoção vivemos nesse dia. Desde os primeiros momentos, durante a live promovida pela GetEdu, empresa responsável pelas formações que nossos professores e gestores receberão, a emoção tomou conta das pessoas presentes, os olhos marejados, os arrepios, surgiam de forma involuntária. Quanta emoção, dia que ficará marcado em nossas memórias.

Poderíamos nos questionar sobre as causas, a reposta exige tempo. Vamos arriscar uma das dimensões e ramificações possíveis. A pandemia provocou abalos nas estruturas que sustentam a educação, o impacto foi forte, as pressões em muitos momentos ficaram insustentáveis. Nesse sentido, e de alguma forma, o TechDay foi um momento de recomeço, sentimento de esperança de retomarmos e repensarmos as estruturas que sustentam a educação.

A tecnologia, principalmente nas últimas duas décadas, se tornou uma possibilidade de desenvolvimento de diferentes práticas pedagógicas, contudo, não podemos esquecer dos abalos, das necessidades de inserção tecnológica que a pandemia nos impôs. Drive, Google Sala de Aula, Planilhas, Agenda, Chats, são ferramentas que se tornaram indispensáveis para promovermos algum tipo de interação pedagógica em tempos de ensino remoto. Como será a educação pós-pandemia? Ainda estamos escrevendo as possíveis respostas. O fato é que inevitavelmente a educação nunca mais será a mesma, as tecnologias farão cada vez mais parte do dia-dia das atividades desenvolvidas nas escolas. Emoção, sentimento de recomeço, indícios de que estamos prestes a reescrever nossas histórias como profissionais da educação. Para o futuro, é para lá que vamos.

Juliano Bona

 

Alfroh Postai

Camila Thaisa Alves Bona

Edesio Marcos Slomp

Rutineia Luciene Bell

 

Edesio e Rutineia são assessores da área tecnológica
Juliano e Camila são assessores de ensino
Alfroh, Secretário da rede municipal de Timbó


Foto destaque: Fábio Gonçalves