Empresas usam tecnologia para seguir com a rotina durante a quarentena
Março 26, 2020APP do Ponto teve um aumento de praticamente 500% nos downloads. Sistema de gestão logística também aponta alta das demandas devido ao crescimento das vendas online
Março de 2020 – O assunto transformação digital esteve muito em pauta nos últimos anos e já é realidade para muitas empresas. Diante de um cenário de crise global, como a quarentena em razão da pandemia Covid-19, as tecnologias também estão fazendo a diferença, especialmente na organização da rotina e na gestão das equipes.
De acordo com a Senior, empresa de tecnologia para gestão, só o App do Ponto, aplicativo usado para entrada, pausa e saída de colaboradores, teve um aumento de 492% no número de downloads de fevereiro para março. A partir da coleta de dados do sistema WMS, que atende diversos clientes realizando toda a gestão de logística, a companhia também observou uma alta de 13,9% na demanda de pedidos em relação aos períodos de janeiro e fevereiro – um dado referente a cerca de 56 clientes importantes do varejo brasileiro.
E essa são apenas duas frentes de atuação da Senior usadas por grandes companhias. A empresa fornece soluções que atendem RHs, setor logístico, gestão de negócios, acesso e segurança, entre outras áreas de uma organização. Um catálogo de inovações que auxiliam empresas a terem acesso a dados e a seguirem suas atividades de forma remota e controlada.
“Nossos colaboradores estão home office, porém conectados em nossos sistemas. Conseguimos garantir que todos possam bater ponto de entrada, pausa e saída, nossos comunicados e avisos chegam a todos por meio da nossa rede social interna de relacionamento chamada “Social”, e o atendimento aos nossos clientes se mantém de forma habitual, inclusive para as equipes de TI e comercial”, destaca o Diretor de Marketing e Produto na Senior, Jean Paul Vieira.
CLIENTE SENIOR SISTEMAS
“A Faber possui um sistema de gestão bastante integrado, o HCM, onde conseguimos relacionar e conferir com facilidade informações dos nossos colaboradores. Dados como benefícios, salários, cargos, medicina & trabalho, etc. Ter essa facilidade dentro de uma empresa de aproximadamente 2.500 colaboradores, facilita muito a comunicação entre as pessoas, especialmente em um cenário como esse que estamos vivendo. A prática de home office já existe na nossa empresa antes mesmo desta quarentena, e por isso já usamos o ponto mobile da Senior, algo que tem nos ajudado muito neste período também”, fala Manoel Antonio Rocha, Gerente de Administração de Pessoal Faber Castell Brasil.
E se por um lado temos empresas em home office e ruas vazias, por outro temos pessoas em casa que precisam suprir necessidades básicas, algo que acontece via canais de compra online.
“Muitas empresas já estão preparadas para altas demandas online e até já possuem experiência por conta de datas sazonais e campanhas como Black Friday”, afirma o Head de Produtos de Logística na Senior, Anderson Benetti.
HOME OFFICE E CUIDADO COM O COLABORADOR
A Senior possui um portfólio bastante extenso de soluções que contribuem com situações como o home office, ou seja, a gestão de setores diversos de uma empresa de forma online ou remota.
“Esse momento requer serenidade na gestão empresarial. Muitos colaboradores estão assustados com o cenário mundial, mas, como empresa, precisamos manter a calma, cuidar dos nossos colaboradores e da perenidade do negócio. Ter dados para tomar as decisões adequadas, sem deixar com que a emoção tome conta é fundamental”, afirma Ricardo Kremer, Head de Produto para RH na Senior.
Para trabalhar toda a estrutura da organização de dentro para fora, Kremer destaca algumas tecnologias que estão fazendo a diferença na Senior e em muitos clientes da companhia.
Entre as opções estão a rede Socialbase, que mantem os colaboradores atualizados sobre os movimentos da empresa por meio de uma rede social corporativa; o App do Ponto, solução que permite às pessoas registrem o ponto a partir de onde elas estiverem; Colabbe, interessante para as companhias que seguem com processos de admissão e outros procedimentos que exigem entrega de documentos; Moods, solução para gestão contínua de clima da organização, e uma ferramenta bastante importante para entender qual é a percepção dos colaboradores que estão em home office; e as inovações SARA – inteligência artificial; BPM e Painel de gestão, que facilitam o acesso as informações da empresa, já que boa parte dos funcionários hoje estão atuando remotamente.
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DEISE FURTADO
Analista de Comunicação
Marketing