
Equipe ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax avança na classificação geral
Abril 15, 2025
Gabriel Metzger assume a liderança de montanhas e Alex Melo é destaque na crono
Em mais um dia de jornada dupla na Volta do Uruguai nesta terça-feira (15 de abril), a equipe catarinense ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax provou que está entre as melhores da competição que termina no próximo domingo.
O time comandado por Alair Xavier subiu três colocações e agora ocupa a quarta colocação na classificação, entre as 23 equipes que permanecem na disputa. A equipe está a 2min02s da líder Swift Pro Cycling, de Ribeirão Preto, e 50 segundos atrás da terceira colocada, a Seleção da Venezuela.
Pela manhã, na crono individual da etapa 5A em Paysandú, Alex Melo foi o mais rápido da equipe e concluiu na 6ª colocação, com o tempo de 19min31s.
A vitória foi do uruguaio Augustin Alonso Torres (Club Náutico), que marcou 18min50s no trajeto de 15km. O paulista João Pedro Rossi (Swift Pro Cycling) marcou o segundo tempo (18min53s) e assumiu a liderança da classificação geral individual.
Desde 2007 Márcio May não disputava uma prova de contrarrelógio e se emocionou no retorno à modalidade que rendeu vários títulos nacionais e internacionais em sua carreira.
“Foi emocionante para mim, porque é uma prova que andei bem e ganhei muitas cronos em voltas, em sul-americanos e pan-americanos. Fui bronze nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, num pódio com o Levi Leipheimer, da famosa USPS. Acredito que fiz um tempo bem razoável e subi quatro posições na geral. Já corri cronos aqui no Uruguai de 47km e fui segundo. A prova serviu para me lembrar que a prova contra o cronômetro é sempre um sofrimento”, disse Márcio May, que subiu para a 22ª colocação na classificação geral, entre os 124 ciclistas que estão na disputa.
Liderança na montanha
Pouco depois das 11 horas, foi a vez da etapa 5B, com 120km entre Paysandú e Mercedes. A equipe ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax mais uma vez teve grandes atuações de Gabriel Metzger e Magno Nazaret, que é o vice-líder da classificação de sprints (camisa verde), seguido por Guilherme Wisnieski.
“A prova foi excelente e mais uma vez fomos protagonistas na etapa. O Magno andou escapado quase 100km, foi segundo em uma meta de sprint e somou pontos importantes para a classificação de sprints. Pegamos também a meta de montanha com o Gabriel Metzger, que agora é líder da classificação de montanha. Tem muita corrida pela frente e acredito que teremos boas surpresas nos próximos dias”, afirmou o coordenador técnico da equipe Alair Xavier.
O novo líder de montanha conta como foi a conquista da camisa vermelha, que começou ainda na primeira etapa.
“No primeiro dia eu consegui passar em primeiro na meta e somei três pontos. Hoje o objetivo era tentar passar na frente de novo para buscar mais pontos. Teve uma sequência de ataques e faltando 5km para a meta eu consegui lançar um ataque e consegui ir sozinho”, contou Metzeger.
A vitória em Mercedes foi do uruguaio Diego Leonel Rodriguez Ramos (Cerro Largo) que levou a melhor no sprint e fechou o cronômetro em 3h01min40s. Leangel Linarez (Seleção Venezuelana) foi o segundo e o uruguaio Agustin Alonso Torres (Club Náutico) completou o pódio na terceira colocação.
Depois da jornada dupla, a liderança da classificação geral (camisa amarela) é do paulista João Pedro Rossi (Swift Pro Cycling), que tem 8 segundos sobre o venezuelano Leangel Linarez e 9 segundos sobre o uruguaio Roderyck Asconegui Diaz (Club Ciclista Audax).
A Volta do Uruguai continua nesta quarta-feira (16 de abril) com a sexta etapa. Serão 196,3km entre Mercedes e Carmelo, com largada às 8h25.
Todas etapas terão transmissão ao vivo pela CX 30 Rádio Nacional e pelo canal de Youtube da Federação de Ciclismo do Uruguai https://www.youtube.com/c/federacionciclistauruguaya
OS RESULTADOS COMPLETOS ESTÃO NO SITE:
https://www.puntodecontrol.com.uy/vuelta-ciclista2025/
ETAPAS DA VOLTA DO URUGUAI 2025:
11-04 – Etapa 1: Montevidéu–Rocha – 197km
12-04 – Etapa 2A: Crono por equipes – Treinta y Tres – 10km
12-04 – Etapa 2B: Treinta y Tres–Melo – 110km
13-04 – Etapa 3: Caraguatá–Tacuarembó – 120km
14-04 – Etapa 4: Tacuarembó– Paysandú – 199km
15-04 – Etapa 5 A: Crono individual – Paysandú -15km
15-04 – Etapa 5 B: Paysandú–Mercedes – 120km
16-04 – Etapa 6: Mercedes–Carmelo – 199km
17-04 – Etapa 7: Agraciada–Durazno – 190km
18-04 – Etapa 8: Durazno–Trinidad – 180km
19-04 – Etapa 9: Santa Lucía–Maldonado – 170km
20-04 – Etapa 10: Maldonado–Montevidéu – 190km
Mais informações sobre a Volta do Uruguai:
federacionciclista.com.uy
http://www.instagram.com/fedciclistauy
SOBRE MÁRCIO MAY
Natural de Salete (SC), Márcio May integrou a seleção brasileira durante 18 anos, é tetracampeão da Volta a Santa Catarina, participou de três olimpíadas, foi campeão pan-americano de resistência, medalhista de bronze na crono dos Jogos de Pan-Americanos de Winnipeg, além de inúmeras medalhas em campeonatos sul e pan-americano de estrada, crono e pista.
SOBRE A EQUIPE ACRS CYCLING TEAM/ROYAL CICLO/AUDAX
O projeto da equipe ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax foi idealizado em 2017 e em 2018 a equipe iniciou os trabalhos, inicialmente com o objetivo de ser competitiva dentro do estado de Santa Catarina e com foco nos Jogos Abertos.
Gradualmente a equipe foi se estruturando e com apoio de empresas privadas foi evoluindo. Em 2019, ganhou reforço de atletas e em 2020 iniciou um projeto de atletas de base.
Marcos Adami – Jornalista responsável
Fotos de Rodrigo Philipps