Equipe de robótica Wickedbotz, do norte catarinense, coleciona vitórias no RSM Challenge Internacional 2024

Equipe de robótica Wickedbotz, do norte catarinense, coleciona vitórias no RSM Challenge Internacional 2024

Maio 6, 2024 Não Por Redação

 

 

Time oficial de robótica do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, a equipe “Wickedbotz”, fez bonito e elevou o nome de Santa Catarina no RSM Challenge Internacional 2024, competição de robótica ocorrida em Mogi das Cruzes (SP). Organizado entre os dias 27 e 30 de abril, o evento contou com mais de 740 participantes de diferentes países e 490 robôs competindo em várias em modalidades, divididas nas categorias Combate, Sumô, Hockey, Seguidor de Linha, Robô Trekking e Futebointeligentes.

Com inovação e determinação, a equipe representante do norte catarinense se destacou por inúmeros projetos criativos, incluindo um robô de combate equipado com lança-chamas e um robô cego para achar objetos, e trouxe para casa diversas vitórias. Já reconhecida por seu sucesso em competições nacionais e sul-americanas, a Wickedbotz está entre as 15 melhores equipes do Brasil, sendo a segunda na região sul e a primeira no estado de Santa Catarina.

Dessa vez, o robô autônomo “Kakao” foi uma das principais atrações levadas pelo grupo à competição, conquistando o 3° lugar geral na modalidade Trekking Pro. Desenvolvido com o apoio da empresa multinacional WEG, ele é considerado um robô de alta complexidade e chamou a atenção de várias empresas e universidades durante o evento. O dispositivo é equipado com um sistema de movimentação cega, que implementa sensores de proximidade, de cor e um sensor capaz de estabilizar a posição de um objeto.

O “Kakao” possui outras características únicas, como seu formato em pizza, que foi uma escolha intencional para se diferenciar dos outros robôs da categoria. “Este projeto é um dos mais complexos da equipe, podendo, eventualmente, se tornar um produto no futuro”, destacou o coordenador dos Wickedbotz, professor do curso de Sistemas de Informação da Católica SC, Manfred Heil Junior.

Ainda entre as participações nos desafios de robôs autônomos, o robô de seguidor de linha “Black” garantiu o 6° lugar na sua categoria. Por sua vez, na categoria de Combate, a equipe da Wickedbotz obteve grande destaque, conquistando o terceiro lugar com o “Micro Chuck” na categoria Fairyweight, de robôs com 150g.

O grupo conquistou outras quatro posições na mesma categoria: o quarto e quinto lugares com os robôs “Doutrinador” e “Máquina do Pesadelo”, o sétimo lugar com o “Nano Jason” e o décimo lugar com o “Micro Neckron”. Em outra categoria, Antweight, com robôs de peso até 454g, o representante “Nekron” ficou em nono lugar, enquanto na categoria Beetleweight, com peso máximo de 1,36kg, o robô “Ultron” venceu o 11º lugar.

As imagens dos duelos e demais destaques sobre os resultados da Wickedbotz no RSM Challenge, incluindo contribuições na mídia nacional, podem ser conferidas nas redes sociais @‌wickedbotz.

 

Sobre a Católica SC

A Católica de Santa Catarina oferece uma estrutura completa e moderna para garantir a qualidade do ensino e da educação. Com unidades em Jaraguá do Sul e Joinville, o Centro Universitário possui cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EAD. A instituição tem nota máxima segundo o MEC e conta com uma Central de Carreiras que apoia todos os estudantes para entrada no mercado de trabalho. Com 50 anos de atuação, a Católica SC tem o olhar voltado ao futuro e à inovação, mas sem deixar de lado as próprias origens.


Equipe Entrelinhas