Equipe de robótica Wickedbotz, do norte catarinense, coleciona vitórias no RSM Challenge Internacional 2024
Maio 6, 2024
Time oficial de robótica do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, a equipe “Wickedbotz”, fez bonito e elevou o nome de Santa Catarina no RSM Challenge Internacional 2024, competição de robótica ocorrida em Mogi das Cruzes (SP). Organizado entre os dias 27 e 30 de abril, o evento contou com mais de 740 participantes de diferentes países e 490 robôs competindo em várias em modalidades, divididas nas categorias Combate, Sumô, Hockey, Seguidor de Linha, Robô Trekking e Futebointeligentes.
Com inovação e determinação, a equipe representante do norte catarinense se destacou por inúmeros projetos criativos, incluindo um robô de combate equipado com lança-chamas e um robô cego para achar objetos, e trouxe para casa diversas vitórias. Já reconhecida por seu sucesso em competições nacionais e sul-americanas, a Wickedbotz está entre as 15 melhores equipes do Brasil, sendo a segunda na região sul e a primeira no estado de Santa Catarina.
Dessa vez, o robô autônomo “Kakao” foi uma das principais atrações levadas pelo grupo à competição, conquistando o 3° lugar geral na modalidade Trekking Pro. Desenvolvido com o apoio da empresa multinacional WEG, ele é considerado um robô de alta complexidade e chamou a atenção de várias empresas e universidades durante o evento. O dispositivo é equipado com um sistema de movimentação cega, que implementa sensores de proximidade, de cor e um sensor capaz de estabilizar a posição de um objeto.
O “Kakao” possui outras características únicas, como seu formato em pizza, que foi uma escolha intencional para se diferenciar dos outros robôs da categoria. “Este projeto é um dos mais complexos da equipe, podendo, eventualmente, se tornar um produto no futuro”, destacou o coordenador dos Wickedbotz, professor do curso de Sistemas de Informação da Católica SC, Manfred Heil Junior.
Ainda entre as participações nos desafios de robôs autônomos, o robô de seguidor de linha “Black” garantiu o 6° lugar na sua categoria. Por sua vez, na categoria de Combate, a equipe da Wickedbotz obteve grande destaque, conquistando o terceiro lugar com o “Micro Chuck” na categoria Fairyweight, de robôs com 150g.
O grupo conquistou outras quatro posições na mesma categoria: o quarto e quinto lugares com os robôs “Doutrinador” e “Máquina do Pesadelo”, o sétimo lugar com o “Nano Jason” e o décimo lugar com o “Micro Neckron”. Em outra categoria, Antweight, com robôs de peso até 454g, o representante “Nekron” ficou em nono lugar, enquanto na categoria Beetleweight, com peso máximo de 1,36kg, o robô “Ultron” venceu o 11º lugar.
As imagens dos duelos e demais destaques sobre os resultados da Wickedbotz no RSM Challenge, incluindo contribuições na mídia nacional, podem ser conferidas nas redes sociais @wickedbotz.
Sobre a Católica SC
A Católica de Santa Catarina oferece uma estrutura completa e moderna para garantir a qualidade do ensino e da educação. Com unidades em Jaraguá do Sul e Joinville, o Centro Universitário possui cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EAD. A instituição tem nota máxima segundo o MEC e conta com uma Central de Carreiras que apoia todos os estudantes para entrada no mercado de trabalho. Com 50 anos de atuação, a Católica SC tem o olhar voltado ao futuro e à inovação, mas sem deixar de lado as próprias origens.
—
Equipe Entrelinhas