FURB investe em eficiência energética
Setembro 13, 2022
Com assinatura da Quantum Engenharia, o projeto já está em funcionamento e vai gerar uma economia anual de 50% em relação às antigas lâmpadas
Eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais, mantendo, ou melhorando, a qualidade do serviço. E é justamente isso que a Universidade Regional de Blumenau (FURB) busca ao investir na modernização de sua iluminação em alguns dos seus Campus.
Com projeto assinado pela Quantum Engenharia, empresa catarinense referência neste tipo de trabalho, no total foram substituídas 8.158 lâmpadas fluorescentes por lâmpada de LED. Todas distribuídas entre os Campus 1, 2, 3 e 5 da universidade, com uma economia anual estimada em 50%, o que corresponderá a mais de R$ 126 mil a menos na conta de luz em doze meses.
“O objetivo do diagnóstico energético é apresentar possibilidades de melhorar o aproveitamento energético da FURB, através da substituição do sistema de iluminação atual com equipamentos ineficientes, por outros com maior eficiência. Bem como promover a divulgação e cultura das boas práticas de utilização racional de energia elétrica, entre os funcionários da instituição e comunidade em geral”, explica Júlio César Leal Junior, gerente de obras e contratos Quantum.
O diagnóstico energético da Universidade foi elaborado com base em um estudo técnico, obtido através do pré-diagnóstico realizado na Instituição, e de acordo com levantamento e informações coletadas com os responsáveis pela administração. Entre os serviços sob responsabilidade da empresa estão: Medição e verificação final, além de treinamento e capacitação dos colaboradores.
As ações de treinamento e capacitação, previstas também no projeto, diretamente à instituição conveniada e a população em geral, visam estimular e consolidar as práticas de eficiência energética nas instalações onde foram executados projetos do “Programa de Eficiência Energética – PEE”, bem como difundir os seus conceitos. Visando o cumprimento de obrigações legais da Celesc quanto ao Programa de Eficiência Energética, e o PROPEE ANEEL, que tem por objetivo incentivar o desenvolvimento de medidas que promovam a eficiência energética e o combate ao desperdício de energia elétrica.
—
Aryani Andrade