Governo do Estado quer “cheque em branco”  da Assembleia para vender imóveis públicos

Governo do Estado quer “cheque em branco” da Assembleia para vender imóveis públicos

Maio 28, 2024 Não Por Redação

 

 

Projeto foi duramente criticado pelos deputados

O Governo de Santa Catarina está pressionando para aprovar um projeto de lei que libera a venda de imóveis públicos sem passar pela Assembleia Legislativa. A medida daria um cheque em branco para o Executivo gerenciar propriedades em todo o Estado. A medida foi duramente criticada pelos deputados.

Atualmente, cada imóvel público do Estado individualmente precisa passar pela Assembleia para ser vendido ou cedido a alguma instituição.

O PL 457/2023 foi alvo de debate nesta manhã em reunião conjunta das comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Trabalho. Os parlamentares pediram vista coletiva do projeto, que retornará para votação amanhã (29).

Segundo a deputada Luciane Carminatti, da Comissão de Finanças e Tributação, o parlamento está abrindo mão do seu papel de legislar sobre um tema importante ao dar total poder ao governo sobre a venda dos imóveis. “Nós estamos votando aqui sobre algo que nem sabemos o tamanho e os valores dessas propriedades. É um absurdo isso!”, destacou.

Carminatti questionou ainda o motivo da rapidez na tramitação e o pedido de uma reunião conjunta das três comissões. “Se tiver acordo, eu quero saber. Que acordo é esse?  O que foi discutido?”, pergunta.

O projeto foi protocolado pelo Governo do Estado em 6 de novembro de 2023 e, desde então, aguardava análise na Comissão de Constituição e Justiça. A reunião conjunta foi realizada às pressas nesta terça-feira.

Gisele Krama