Hospital Oase prepara retomada gradual dos serviços
Outubro 2, 2020
A direção, profissionais e colaboradores do Hospital e Maternidade Oase estão se preparando para o retorno gradativo de alguns serviços médicos que foram suspensos devido a pandemia do novo Coronavírus. Em abril o Hospital e Maternidade Oase foi vocacionado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para atender pacientes acometidos pela Covid-19. Desde então, o Hospital trabalhou para cumprir todas as etapas do Plano de Contingência para Respostas às Emergências em Saúde Pública – SARS – COV-2 – Covid -19 no território estadual.
Durante este período o Hospital e Maternidade Oase registrou um total de: 2.052 diárias na UTI Covid-19 e teve 720 diárias de internação na Clínica da Covid-19. O Hospital também realizou um total de 8.464 atendimentos e procedimentos diversos no Pronto-Socorro Covid-19.
Com a redução do número de casos, no município e região, o Hospital já vem realizando tratativas com a SES e com o Ministério da Saúde, desde o início do mês de setembro, com o objetivo de retomar os serviços.
A equipe de profissionais e colaboradores já está trabalhando na desinfecção dos ambientes e prepara-se, primeiramente e de forma gradativa, para a liberação da UTI Geral visando atender pacientes com outras patologias. Também está sendo preparado o Centro Cirúrgico para a retomada das cirurgias. A direção observa que está sendo trabalhado para ativar as internações clínicas, mas que ainda serão divididas com o Hospital Dom Bosco de Rio dos Cedros, que durante o período de pandemia e agora no pós-pandemia seguirá sendo um Hospital de retaguarda para auxiliar o Hospital e Maternidade Oase.
A direção também informa que em razão do vírus ainda estar circulando e o Hospital ter pacientes internados com Covid-19 será mantida, de forma totalmente isolada e segura uma UTI para atendimentos de pacientes acometidos pelo Coronavírus. Assim como uma ala Covid para internação. Importante observar que o Hospital Oase está trabalhando para oferecer o atendimento à pacientes Covid e não Covid, assim como todos os demais hospitais do Estado, oferecendo de forma segura e adequada com todos os procedimentos necessários visando o enfrentamento do vírus.
A direção observa ainda que mesmo com todas as dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19 o Conselho Diretor e todos os profissionais seguiram com os projetos de trabalho e em breve serão entregues mais cinco salas cirúrgicas para ampliar o número de cirurgias e assim beneficiar um número cada vez maior de pessoas e também será oferecido um novo e importante serviço de imagem: ressonância magnética, junto ao Cento de Imagem por Diagnóstico.
Importante informar que mesmo com a retomada gradual dos serviços, mas com o objetivo de preservar as gestantes e crianças, os atendimentos de Maternidade e Pediatria ainda continuarão sendo realizados no Hospital Dom Bosco de Rio dos Cedros.
A direção destaca que, como as tratativas com o Ministério da Saúde e a SES estão bem alinhadas e adiantadas a perspectiva de retorno gradativo dos serviços é para o final de outubro.