Huvispan mostra resultados do Programa de Desenvolvimento de Líderes
Julho 13, 2021
Mais da metade dos líderes da empresa se desenvolveram internamente. Colaboradores contam sua trajetória e dão dicas para quem quer se diferenciar e crescer.
Capacitar as lideranças para que estejam preparadas para os desafios de gerir pessoas, alinhadas aos valores da empresa, é um dos objetivos principais do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) da Huvispan Têxtil. Criado em 2018, ele já contribuiu para que 56% das lideranças da empresa se desenvolvessem internamente.
“O líder tem papel fundamental em disseminar a cultura da empresa e ser seu guardião, mas é difícil encontrar pessoas prontas para os desafios da função no mercado. Por isso, temos o objetivo de aprimorar cada vez mais a nossa liderança, o que é também uma forma de valorizar quem está conosco”, destaca Djane Michele Schreiber, consultora em gestão de pessoas da empresa.
Ela explica que o foco do programa é desenvolver líderes já existentes. “Os perfis de liderança internos são preparados na prática no dia a dia, e, após serem promovidos, são inseridos no PDL”, comenta Djane. A consultora destaca, ainda, que é prática da Huvispan sempre buscar os talentos internos, antes de trazer alguém de fora da empresa. “Algumas pessoas, às vezes, mostram muita habilidade e acabam sendo promovidas até antes do período de experiência, dentro das vagas operacionais”, conta.
Colaboradores que cresceram na empresa
Antônio Dayvid da Silva Ferreira é um dos colaboradores que se desenvolveu dentro da Huvispan. Ele começou a trabalhar na empresa em 2016. Hoje, aos 22 anos, está cursando o Técnico Têxtil no Senai. Já foi Tintureiro e, há um ano, é o coordenador de Tinturaria do primeiro turno. “Quando comecei, não pensava em crescer, mas depois que conheci a área, foi algo que comecei a desejar”, comenta Ferreira, que veio do Ceará e sempre desejou trabalhar na empresa. “Eu passava em frente à Huvispan de bicicleta, para ir ao meu antigo emprego em um supermercado e pensava: ‘um dia ainda vou trabalhar nessa empresa’. Quando fiz 18 anos, preenchi uma ficha e me chamaram”, relembra.
Para crescer na empresa, Ferreira conta que a perseverança e a curiosidade foram o que fizeram a diferença. “Eu sempre perguntava para o meu líder quando alguma coisa mudava para entender como as coisas funcionavam”, orienta. Para quem quer buscar crescimento, ele dá outras dicas importantes: buscar conhecimento, ser pontual e comprometido com a empresa.
Gilson Geremias Marques de Liz também cresceu na Huvispan, passando de operador de rama à coordenador de Acabamento. Ele entrou na empresa em 2019 e um ano depois já tinha evoluído para o cargo atual. “Não esperava crescer tão rápido, mas tinha vontade pelo ambiente da empresa. Observava as outras lideranças e via um futuro dentro da Huvispan”, comenta.
Com as oportunidades que teve na empresa, ele conta que se sentiu valorizado. “Vi que a empresa prestou atenção em mim e, com essa oportunidade, passei a ter outra visão da vida, diferente de quando era operador. Estou aprendendo a entender mais as pessoas e sobre como posso ajudá-las na gestão”, conta de Liz. Para quem quer se desenvolver, o profissional orienta a “se esforçar, fazer sempre o que é certo e estudar”.
Sobre a Huvispan Têxtil
Fundada em agosto de 2005, a Huvispan desenvolve soluções de ponta para o segmento têxtil. Estrategicamente localizada em um dos maiores polos têxteis do país, na cidade de Blumenau/SC, a empresa possui uma estrutura de aproximadamente 21.000 m² de área construída. Além do serviço de tinturaria e acabamento para malhas e tecidos em rolo, a marca é distribuidora do Elastano Creora, fios metalizados, fios de poliéster e fios de viscose para todo o Brasil.
Entre seus diferenciais estão uma estrutura moderna e tecnologia de ponta, padronização de maquinário, garantia de qualidade em todas as etapas do processo, estrutura física montada pensando no fluxo correto de trabalho, laboratórios físicos e químico próprios, preço competitivo, grande variedade de fios a pronta entrega, assistência técnica e atendimento especializado.
—
BRUNA GABRIELA ZIEKUHR
Presse Comunicação