Indaial – Ações voltadas à educação alimentar e nutricional seguem acontecendo na rede municipal de ensino
Julho 11, 2022
Nos dias 7 e 8 de julho, a Prefeitura de Indaial, através da Secretaria de Educação, deu continuidade à prática de oficinas relacionadas à educação alimentar e nutricional nas instituições de ensino, uma ação promovida em parceria com o Projeto Crescer e Semear. Dessa vez, as atividades foram realizadas com alunos da EBM Encano Baixo Rudolfo Alfarth, porém, no decorrer do ano, as oficinas também serão organizadas nas demais Escolas e Unidades de Educação Infantil da rede municipal de ensino.
Na quinta-feira (7), com o auxílio da Chef Funcional Lidiane Barbosa, os estudantes dos anos iniciais participaram de atividades envolvendo desde a contação de histórias até a experiência da “Caixa Surpresa”, em que os alunos são desafiados a identificar, através do tato, os alimentos que se encontram dentro de uma caixa para depois experimentá-los. Além disso, os estudantes tiveram ainda a oportunidade de colocar a mão na massa, recebendo também um conjunto com avental, touca e cartilha sobre educação nutricional.
Essas práticas têm como intuito estimular o consumo de alimentos in natura e minimamente processados, incentivando as crianças a prepararem refeições e alertando os alunos sobre a importância das escolhas alimentares. Assim, é possível mostrar que alimentos saudáveis também podem ser gostosos e divertidos, despertando nas crianças o hábito de preparar refeições a partir de alimentos in natura.
Já na sexta-feira (8), o público-alvo das atividades do Crescer e Semear foram os alunos do 6º ao 9º ano que assistiram a uma palestra sobre as consequências da adoção de hábitos alimentares baseados em alimentos ultraprocessados. Também houve a demonstração da importância da leitura e entendimento dos rótulos dos alimentos, além de discussões a respeito de dietas e hábitos alimentares por escolha ou pela descoberta de alergias e intolerâncias. Ainda durante a palestra, foi mencionado o excelente trabalho exercido pelas cozinheiras da alimentação escolar, valorizando, assim, a atuação dessas profissionais.
“Mais uma ação voltada à educação nutricional e alimentar que busca auxiliar na saúde e bem-estar da criança e do adolescente. Aliado ao importante trabalho já desenvolvido pelas nutricionistas da SED e professores da rede municipal de ensino, esse projeto trará muitos benefícios para a vida dos alunos”, comenta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.
—
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial