Maio Amarelo: movimento chama atenção para um trânsito mais seguro

Maio Amarelo: movimento chama atenção para um trânsito mais seguro

Maio 23, 2023 Não Por Redação

 

 

No Brasil, as taxas de acidentes de trânsito são uma preocupação de longa data, entretanto, a falha humana é uma das principais causas das ocorrências nas estradas brasileiras. Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), a imprudência, a desatenção e a imperícia dos motoristas são os fatores que levam mais riscos para as rodovias. Para chamar atenção para esse tema foi criado o Maio Amarelo, um movimento do Observatório Nacional de Segurança Viária, que alerta a sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Ao longo de 2022, as principais causas de acidentes de acordo com a Abramet e a Polícia Rodoviária Federal foram: 1) Reação tardia; 2) Falta de reação; 3) Falta de atenção; 4) Velocidade incompatível; 5) Pouca distância; 6) Álcool; 7) Mudança de faixa; 8)Falha mecânica; 9) Sono e 10) Avançar no cruzamento.

É muito comum, quando ocorre um acidente, as pessoas culparem a mecânica do veículo, as vias e a falta de fiscalização, porém, o respeito às leis, além da educação no trânsito, tendo um comportamento correto e seguro, e a manutenção preventiva do veículo, são um diferencial quando se trata de evitar acidentes.

A coordenadora de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) do Mime, Bruna Heloisa Zappelini, afirma que o trânsito é composto por pedestres, passageiros, ciclistas, motociclistas e motoristas, e cada um precisa fazer a sua parte, praticando a empatia. “O condutor que pratica a direção defensiva conhece o seu veículo, mantém atenção ao trânsito, prevê situações e frenagens, analisa as condições da via e cruzamentos, e toma as melhores atitudes, com segurança e previsibilidade”, explica.

Ela ainda reforça que praticar sempre uma direção defensiva, respeitando os limites de velocidade e a legislação de trânsito, tendo sempre atenção e evitando distrações, é primordial ao conduzir um veículo. “Com os nossos motoristas reforçamos sempre a prática dos cinco hábitos da direção segura: utilizar sempre o cinto de segurança, não dirigir cansado/fadigado, não utilizar o celular com o veículo em movimento, praticar uma velocidade compatível, que permita o controle do veículo em diferentes condições, e manter distância do veículo à frente, para que haja tempo de reação”, comenta.

Já em relação ao carro, a manutenção preventiva é importante porque reduz a possibilidade do condutor se envolver em acidentes, reparando problemas de forma precoce, sem que haja uma interrupção inesperada na condução, desgastes, avarias e quebras. Bruna pontua que antes de iniciar uma viagem é imprescindível verificar itens como nível de óleo, condições do freio, pneus, lanternas, limpadores de para-brisa, bateria, entre outros itens que compõem o funcionamento padrão do veículo. A escolha de um combustível adequado, e de qualidade, também vai garantir vida longa à mecânica, prevenindo a manutenção de alguns itens, a longo prazo, e, por consequência, ajudando a evitar possíveis acidentes.

Sobre o Mime

Atualmente, a empresa conta com cerca de dois mil colaboradores e contabiliza 55 postos de combustíveis, espalhados por diversas cidades de Santa Catarina, além de atuação em outras frentes de negócios, através da marca Agricopel. O Mime tem 45 anos de história e, ao longo de sua trajetória, sempre foi pioneiro, em lojas de conveniência, e, trazendo para Santa Catarina o primeiro posto GNV do estado.


Equipe Entrelinhas