Mais de dois milhões de brasileiros empreenderam em meio à crise do novo coronavírus (Covid-19)
Janeiro 7, 2021
Aline Fecondes, CEO & Founder da Universo Ária, conta a experiência de abrir um negócio em um ano repleto de incertezas
Dados divulgados pelo Portal do Empreendedor apontam que, até agosto deste ano, mais de dois milhões de brasileiros enfrentaram os desafios de empreender em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Esse número representa 2,2% a mais em relação ao mesmo período de 2019. Entre eles está a jovem empresária Aline Fecondes, de 25 anos, que após perceber a falta de um prendedor de cabelo no mercado que fosse prático, versátil e seguro para aguentar a rotina, enxergou uma oportunidade de inovar e empreender no ramo da beleza. Depois de um longo período de estudos e testes, inaugurou, durante a crise, a Universo Ária.
“A ideia de lançar a Universo Ária já estava prevista para 2020, mas nunca imaginei que aconteceria durante uma pandemia. Tivemos que rever nosso cronograma, reprogramar a abertura, mas mesmo com todos os desafios e atrasos, não permiti que nada atrapalhasse esse sonho“, conta Aline. Otimista e orgulhosa da marca, ela considera essa crise apenas uma entre tantas dificuldades que ainda vão surgir e devem ser enfrentadas.
Para a jovem de Balneário Camboriú (SC), os maiores desafios de abrir uma empresa neste ano giram em torno da insegurança de potenciais clientes, já que as empresas e comércios não sabem se irão permanecer abertos por causa das restrições e fechamentos temporários, e da falta de matéria-prima que o mercado brasileiro vem sofrendo. Para a produção do acessório de cabelo Ária, está em falta o plástico ABS, principal matéria-prima do produto. “Por conta disso tivemos que atrasar o lançamento de uma nova coleção, mas felizmente ainda temos bastante estoque. Acreditamos que será mais uma fase superada em breve“, compartilha.
Os resultados estão sendo colhidos aos poucos. Mesmo com esse ano conturbado, Aline não descarta todos os aprendizados que teve e não se arrepende de ter dado o start do seu negócio. “2020 me trouxe muitos aprendizados e ainda mais garra para alcançar todos os objetivos no próximo ano“, completa a jovem. Para 2021, os planos não param. Aline já projeta expandir a Universo Ária para o Brasil inteiro e o primeiro passo será o lançamento do e-commerce, previsto para o primeiro semestre.
Para quem pensa em fazer parte desses dois milhões de empreendedores, a jovem não se arrepende de ter arriscado e investido no seu sonho, e enfatiza que o momento certo sempre é o agora. “Não sabemos quando essa pandemia vai acabar e não tem porque adiar seus planos. Estude bem a sua situação, se adeque ao momento, com calma e planejamento tudo dará certo, as dificuldades vão acontecer, mas superá-las tonará tudo ainda mais gratificante“, finaliza.
Universo Ária
A marca catarinense chegou ao mercado com a sua principal aposta e criação de Aline: Ária, um acessório produzido em plástico ABS, com seis garfos e duas partes que se separam e se unem por um imã, garantindo que a presilha se adapte aos mais variados volumes e texturas de cabelos, suportando uma pressão de até 300 gramas. Resistente, mantém o penteado seguro e preso de maneira confortável por horas.
Além de proporcionar segurança e praticidade com seu sistema inovador, a Ária também é ideal para incrementar o look. São sete cores diferentes que receberam nomes especiais: Azul – Harmony; Verde – Lucky; Amarelo – Sunflower; Rosa – Pink Vibes; Vermelho – Love On My Mind; Preto – Night Sky e Branco – Peaceful.
A escolha do nome para a marca também partiu da própria Aline e tem um significado especial para ela. “Eu comecei a brincar com a palavras, mas já sabia que queria que começasse com a letra “a”. E nessa brincadeira cheguei na Ária, pesquisei o significado, e mais a minha cara impossível. Ária significa composição musical, algo melodioso e eu sou apaixonada por música e, então, decidi que esse seria o nome da minha marca”, conta Aline.
Oficina das Palavras:
Victória Girotto