Mais saúde: vacinas especiais reforçam proteção contra doenças no inverno

Mais saúde: vacinas especiais reforçam proteção contra doenças no inverno

Julho 1, 2024 Não Por Redação

 

 

Imunizantes que protegem contra doenças como a meningite B e a herpes zóster são importantes e eficazes

 

A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para prevenir doenças e promover a saúde da população. No entanto, há vacinas essenciais que estão disponíveis e cuja inclusão no calendário vacinal pode oferecer uma proteção adicional significativa, tanto para crianças quanto para adultos.

Muitas vezes essas vacinas podem ser de difícil acesso: seja pela pouca oferta ou pelos valores mais altos. Considerando essa realidade, o programa SESI +Saúde oferece uma gama ampla de vacinas, além de uma estrutura especial para  aplicação dos imunizantes para todos os públicos.

Crianças e adultos

Uma das doenças que mais preocupam as famílias durante a infância é a meningite. Entre janeiro e maio de 2024, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, registrou 253 casos de meningite (de todos os tipos) e 24 óbitos. Os números são praticamente iguais ao mesmo período de 2023, quando o Estado registrava 252 casos e 21 óbitos – na época, diversos municípios, incluindo Blumenau, chegaram a emitir alertas sobre a doença.

A meningite é uma doença grave que pode causar inflamação das membranas ao redor do cérebro e da medula espinhal. Entre os diferentes tipos de meningite, a causada pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo B é uma das mais perigosas, especialmente para crianças pequenas. A vacina contra Meningite B (Bexsero) não está disponível no SUS, mas sua inclusão no esquema vacinal pode ser vital para proteger as crianças contra esta infecção potencialmente letal.

Outro imunizante que reforça a proteção, neste caso especificamente para os adultos, é o que age contra a herpes zóster, também conhecido como cobreiro. Esta é uma doença viral causada pela reativação do vírus varicela-zóster, o mesmo que causa a catapora. A infecção pode resultar em uma erupção dolorosa e, em alguns casos, levar a complicações graves como a neuralgia pós-herpética, uma dor crônica que pode persistir por meses ou anos após a erupção cutânea.

A vacina contra herpes zóster, disponível em duas versões (Zostavax e Shingrix), é recomendada para adultos com 50 anos ou mais e não está disponível no SUS. Sua administração pode prevenir a doença e suas complicações, melhorando significativamente a qualidade de vida dos idosos.

Acessibilidade

Reconhecendo a importância de ampliar o acesso a essas vacinas essenciais, o SESI (Serviço Social da Indústria) oferece por meio do programa SESI +Saúde as vacinas contra a meningite B, a herpes zóster e uma série de outras enfermidades por valores mais acessíveis para trabalhadores do setor da indústria e suas famílias. A iniciativa visa facilitar a imunização contra doenças graves, garantindo que mais pessoas possam se beneficiar de uma proteção abrangente.

O SESI +Saúde representa um passo importante na democratização do acesso à saúde, permitindo que os trabalhadores da indústria, que são a espinha dorsal da economia brasileira, e seus entes queridos possam completar seus esquemas vacinais de forma mais acessível. Ao oferecer vacinas essenciais que não estão no calendário do SUS, o programa contribui para a prevenção de doenças e para a promoção de uma saúde melhor e mais sustentável para todos.

Investir na vacinação é uma medida preventiva eficaz que pode salvar vidas e melhorar a qualidade de vida, especialmente para aqueles grupos mais vulneráveis. Portanto, completar o quadro vacinal com imunizantes adicionais é uma estratégia de saúde pública que deve ser amplamente promovida e facilitada​.

Confira as outras vacinas disponibilizadas pelo SESI +Saúde e veja onde encontrar: 

Pneumo 13, Pneumo 15, Pneumo 23;
DTPa, DTPa + POLIO;
Hepatite A (Infantil);
Herpes Zóster;
HPV Nonavalente, HPV Quadrivalente;
Meningite B, Meningite A, C, W, Y;
Pentavalente;
Febre Amarela;
Rotavírus;
Hexavalente;
Tetraviral;
Tríplice Viral.

Onde se vacinar?

SESI Clínica (Blumenau)
Endereço: Rua Ângelo Dias, 72 – Centro
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 7h às 19h; sábado, das 9h às 13h. O agendamento pode ser feito pelo Whatsapp através do número (47) 3231-5300.

SESI Celpinho (Blumenau)
Endereço: Rua Engenheiro Paul Werner, 1197 – Itoupava Seca
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 7h às 19h. O agendamento pode ser feito pelo Whatsapp através do número (47) 3231-5325

SESI Indaial
Endereço: Av. Pioneiros, 235
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 11h às 16h e das 17h às 20h. O agendamento pode ser feito pelo Whatsapp através do número (47) 3231-5353.

Presse Comunicação