Marcas investem em vozes marcantes para campanhas publicitárias apostando na experiência do público

Marcas investem em vozes marcantes para campanhas publicitárias apostando na experiência do público

Janeiro 3, 2024 Não Por Redação

 

 

Especialista explica como a locução pode ser a chave para engajar clientes

 

A identidade sonora é a assinatura auditiva de uma marca. Campanhas prendem a atenção do público em comerciais através da voz,  criando uma conexão emocional com o público. Carol Lapolli,  locutora reconhecida por mais de duas décadas de excelência no mercado e com indicações a prêmios internacionais, teve essa percepção ao fundar a  Ideavoices – agência de casting e curadoria de vozes para jobs e campanhas publicitárias.

Nos últimos anos, as empresas perceberam o retorno positivo que as campanhas publicitárias promovem e aumentaram  seus investimentos na área. Uma pesquisa feita pela Kantar Ibope Media, no primeiro semestre de 2023, registrou um aumento de 10% nos gastos, atingindo um total de R$ 36,7 bilhões neste ano.  Entretanto, há muitos aspectos para que a publicidade engaje clientes, dentre elas, a escolha da voz ideal para narração das campanhas.

De acordo com a especialista,  a voz é uma ferramenta que pode provocar emoções, criar identidade e estabelecer conexões com o público-alvo. Além disso, a voz ideal pode vender o produto, estabelecendo confiança e até mesmo influenciando na interpretação da mensagem. “A escolha da voz certa pode fazer com que o cliente se sinta conectado à mensagem e à marca, tornando-a mais memorável e persuasiva”, comenta Carol.

Com ampla experiência no mercado, Carol Lapolli usou seu conhecimento na área para otimizar processos e  oferecer a empresas de diversos segmentos, vozes que atendam às necessidades de cada campanha com a Ideavoices.  “Nosso objetivo é ir além do convencional, criando uma experiência auditiva memorável e impactante para nossos clientes”, afirma Carol Lapolli.

Atendendo diversas produtoras ao longo dos últimos anos, Carol idealizou a Ideavoices, em julho de 2023. Atualmente, com sede em Blumenau, a empresa atende as maiores produtoras de áudio do mercado publicitário brasileiro. Grandes produtoras buscam o serviço pensando na otimização do tempo, porque a Ideavoices se preocupa em fazer a curadoria com uma rede de contatos e locutores de todas as nacionalidades, conseguindo disponibilizar, em poucas horas, um casting de locutores profissionais de alto nível, de acordo com o briefing solicitado.

Além do trabalho com produções voltadas para audiências globais, a agência se preocupa em buscar locutores a partir do conhecimento especializado em sotaques e regionalismos. A Ideavoices possui um casting brasileiro diversificado, com locutores de timbres de vozes e estilos de locuções específicos, mas principalmente, com o sotaque genuíno de cada região do Brasil. “Nosso casting não apenas oferece variedade, mas também proporciona um serviço de direção de locutores, garantindo que a voz escolhida para representar uma marca esteja alinhada com sua identidade e mensagem”, finaliza.

A Ideavoices é a responsável por encontrar a voz perfeita para campanhas de grandes marcas – nacionais e internacionais – como Colgate, Palmolive, Chevrolet, Kopenhagen, Gol, OMO, Old Spice, entre outras.


Joyce Moser – Presse Comunicação