Marcas investem em vozes marcantes para campanhas publicitárias apostando na experiência do público
Janeiro 3, 2024
Especialista explica como a locução pode ser a chave para engajar clientes
A identidade sonora é a assinatura auditiva de uma marca. Campanhas prendem a atenção do público em comerciais através da voz, criando uma conexão emocional com o público. Carol Lapolli, locutora reconhecida por mais de duas décadas de excelência no mercado e com indicações a prêmios internacionais, teve essa percepção ao fundar a Ideavoices – agência de casting e curadoria de vozes para jobs e campanhas publicitárias.
Nos últimos anos, as empresas perceberam o retorno positivo que as campanhas publicitárias promovem e aumentaram seus investimentos na área. Uma pesquisa feita pela Kantar Ibope Media, no primeiro semestre de 2023, registrou um aumento de 10% nos gastos, atingindo um total de R$ 36,7 bilhões neste ano. Entretanto, há muitos aspectos para que a publicidade engaje clientes, dentre elas, a escolha da voz ideal para narração das campanhas.
De acordo com a especialista, a voz é uma ferramenta que pode provocar emoções, criar identidade e estabelecer conexões com o público-alvo. Além disso, a voz ideal pode vender o produto, estabelecendo confiança e até mesmo influenciando na interpretação da mensagem. “A escolha da voz certa pode fazer com que o cliente se sinta conectado à mensagem e à marca, tornando-a mais memorável e persuasiva”, comenta Carol.
Com ampla experiência no mercado, Carol Lapolli usou seu conhecimento na área para otimizar processos e oferecer a empresas de diversos segmentos, vozes que atendam às necessidades de cada campanha com a Ideavoices. “Nosso objetivo é ir além do convencional, criando uma experiência auditiva memorável e impactante para nossos clientes”, afirma Carol Lapolli.
Atendendo diversas produtoras ao longo dos últimos anos, Carol idealizou a Ideavoices, em julho de 2023. Atualmente, com sede em Blumenau, a empresa atende as maiores produtoras de áudio do mercado publicitário brasileiro. Grandes produtoras buscam o serviço pensando na otimização do tempo, porque a Ideavoices se preocupa em fazer a curadoria com uma rede de contatos e locutores de todas as nacionalidades, conseguindo disponibilizar, em poucas horas, um casting de locutores profissionais de alto nível, de acordo com o briefing solicitado.
Além do trabalho com produções voltadas para audiências globais, a agência se preocupa em buscar locutores a partir do conhecimento especializado em sotaques e regionalismos. A Ideavoices possui um casting brasileiro diversificado, com locutores de timbres de vozes e estilos de locuções específicos, mas principalmente, com o sotaque genuíno de cada região do Brasil. “Nosso casting não apenas oferece variedade, mas também proporciona um serviço de direção de locutores, garantindo que a voz escolhida para representar uma marca esteja alinhada com sua identidade e mensagem”, finaliza.
A Ideavoices é a responsável por encontrar a voz perfeita para campanhas de grandes marcas – nacionais e internacionais – como Colgate, Palmolive, Chevrolet, Kopenhagen, Gol, OMO, Old Spice, entre outras.
—
Joyce Moser – Presse Comunicação