Morre Artenir Werner, sócio-fundador da UniAvan
Dezembro 9, 2020
Empresário de 80 anos teve uma respeitada trajetória política, e foi um grande incentivador do ensino superior acessível e de qualidade em Santa Catarina
O empresário e sócio-fundador do Centro Universitário Avantis – UniAvan, Artenir Werner, faleceu na tarde desta quarta-feira, dia 09, vítima de covid-19, aos 80 anos de idade. Ele deixa seis filhos, netos e bisnetos.
Artenir Werner foi um dos sócios-fundadores da então Faculdade Avantis, em 2002, onde começou a colocar em prática o sonho de ofertar ensino superior acessível e de qualidade na região, depois de uma sólida carreira na política. Em 2019 atuou de forma intensa na mudança da instituição para Centro Universitário e na ampliação das redes para outras cidades.
Natural de Rio do Sul e formado em Economia, Artenir foi prefeito da cidade onde nasceu e cumpriu mandatos como Deputado Federal, ocupando ainda cargos públicos de gestão. Já na área da Educação dedicou-se a instituir na UniAvana missão de formar cidadãos éticos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável.
Por sua contribuição, recebeu diversos reconhecimentos e honrarias, incluindo o título de Doutor Honoris Causa pelos serviços prestados à Educação, em 2018 e o título de Cidadão Honorário de Balneário Camboriú, em 2017.
Durante toda sua jornada, ele utilizava a seguinte frase como um objetivo de vida: “Só passarei por este mundo uma vez. Assim, todas as boas ações que possa praticar e todas as gentilezas que eu possa dispensar a qualquer ser humano, devo aproveitar este momento para fazê-lo”. A UniAvan decretou luto oficial de 7 dias.
—
Roberta Watzko