Movimento Santa Catarina pela Educação divulga desafios para o próximo triênio
Setembro 2, 2021
O Movimento Santa Catarina pela Educação debateu os desafios que serão enfrentados pelo grupo no triênio 2022-2024 durante reunião virtual promovida pela Câmara Regional Sudeste na tarde desta terça-feira (31/08). Um dos objetivos é fortalecer a marca, ampliar as parcerias com a sociedade e intensificar a divulgação dos serviços ofertados pela plataforma do Movimento, que conecta pessoas em busca de oportunidades de emprego com empresas que têm vagas em aberto, além de ofertar cursos de formação totalmente online e gratuitos.
Em paralelo, deve ser construído um documento com as bases para a elaboração de um Plano de Desenvolvimento de Pessoas mais assertivo em relação à qualificação dos trabalhadores. Outro ponto a ser abordado será o trabalhador do futuro, promovendo capacitação e inserção de estudantes do ensino médio no mercado de trabalho, incentivando-os a optar pelo ensino profissionalizante, bem como intensificar a valorização da educação profissional.
Plataforma – Durante a reunião também foi apresentado um panorama sobre o crescimento da plataforma do MSCE. De acordo com o assessor de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Sandro Volpato Faria, nos últimos seis meses a ferramenta teve 381 mil visualizações. “O formato mobile foi o mais acessado, com 57,9% das buscas, sendo que na versão desktop foi 42,1%”, comentou.
Nos últimos seis meses 5546 oportunidades de trabalho foram disponibilizadas e 625 empresas cadastradas, além de 3729 currículos incluídos. “Temos aí uma grande oportunidade de crescimento, em uma faixa de 30% a 40% entre as empresas que podem usar a plataforma. E em muitas regiões a dificuldade de contratação existe por falta de qualificação”, citou Faria.
Esse fortalecimento vem se consolidando por causa da aproximação com as prefeituras, que passam a adotar um espelho da plataforma no seu município, ampliando as ofertas dos serviços oferecidos, especialmente no que se refere à oferta de cursos voltados para a vocação econômica da região.
Alessandro Bonassoli