Municípios do Vale Europeu avançam na elaboração do Plano Regional de Ação Climática
Fevereiro 4, 2025
Na tarde desta segunda-feira (03), a sede do CIMVI, em Timbó, foi palco da cerimônia de assinatura do Convênio entre o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); a Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE) e o próprio Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, marcando um passo importante para o enfrentamento das mudanças climáticas na região.
O acordo viabiliza a elaboração do Plano Regional de Ação Climática, que abrangerá 17 municípios do Médio Vale do Itajaí, incluindo Timbó. Durante o evento, também foi assinado o contrato administrativo entre o CIMVI e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, organização responsável pelo desenvolvimento do plano.
Com um investimento de R$ 2,7 milhões, através do Banco, o projeto busca alinhar o desenvolvimento urbano sustentável às diretrizes ambientais nacionais e internacionais. Entre as ações previstas, destacam-se:
– Diagnóstico e planejamento climático
– Gestão de serviços ecossistêmicos
– Plano de gestão de riscos climáticos
– Monitoramento contínuo de metas e indicadores ambientais
Além disso, o projeto será estruturado em cinco áreas prioritárias: drenagem urbana, construções sustentáveis, arborização urbana, escorregamentos de encosta e mobilidade urbana.
A iniciativa respeitará as demandas específicas de cada município, promovendo soluções adaptadas aos desafios climáticos locais. A assinatura do convênio representa um marco na busca por um futuro mais sustentável para o Vale Europeu.