Museu da Música inicia nova exposição sobre os 200 anos da imigração alemã no Brasil neste sábado

Museu da Música inicia nova exposição sobre os 200 anos da imigração alemã no Brasil neste sábado

Maio 13, 2024 Não Por Redação

 

 

Neste sábado, dia 18 de maio, o Museu da Música de Timbó inicia sua nova exposição temporária, com o tema “Imigração alemã e a memória da música de Timbó”, abordando sobre a imigração dos povos germânicos, que vieram e se estabeleceram no Vale do Itajaí, trazendo a herança da cultura e da música para nossa região.

A abertura da exposição, que acontecerá às 16h no Museu, contará com a apresentação Familienchor Ziel (Coral da Família Ziel, do idealizador do Museu da Música) e do Grupo Folclórico Volkstanzgruppe Blauer Berg. Saiba mais sobre os grupos abaixo.

Esta programação faz parte da 22ª edição da Semana Nacional de Museus.

Visitação

A exposição segue até 13 de julho.

O Museu da Música está aberto para visitação de terça-feira a domingo e feriados, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

A entrada tem o valor de R$ 5, para estudantes é metade. Professores, idosos e crianças com menos de seis anos têm entrada gratuita.
Visitas monitoradas e ações educativas devem ser agendadas antecipadamente (de terça a sexta-feira).

Conheça o Coral Familienchor Ziel

Dos laços familiares surge o Familienchor Ziel. Este grupo, movido pelo amor e pela paixão pela música, reúne-se para compartilhar não apenas harmonias vocais, mas também momentos de conexão e união.

Embora seja um grupo amador, se dedicam a aprender novas músicas e aperfeiçoar suas performances. Cânticos sacros simples, cânones cativantes e outras peças musicais enriquecem o repertório do coral, proporcionando-lhes uma oportunidade de explorar diferentes estilos e expressões.

Eventualmente, o coral da família tem a chance de compartilhar sua música com um público mais amplo. Seja em cultos religiosos, onde suas vozes ressoam em louvor e adoração, ou em eventos familiares, onde suas melodias acompanham momentos de celebração e reflexão, o coral leva consigo não apenas suas músicas, mas também o amor e o calor da família que os inspira.

Assim, o coral da família transcende as fronteiras da música, tornando-se um símbolo vivo da união, da harmonia e do amor que fortalecem os laços familiares. Em cada nota cantada, em cada acorde tocado, ecoa o vínculo indissolúvel que une esses membros, criando uma sinfonia de afeto que perdura para além das partituras e dos palcos.

Conheça o Grupo Folclórico Volkstanzgruppe Blauer Berg

O Volkstanzgruppe Blauer Berg, recebeu este nome que é uma homenagem do grupo a um dos pontos turísticos da cidade de Timbó, o Morro Azul (Blauer Berg em alemão).
O grupo foi fundado em 12 de agosto de 1991 pela iniciativa de jovens, com o intuito de manter viva a tradição dos antepassados e resgatar os costumes da cultura alemã através da dança.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT
Arte: Ascom PMT