Museu da Música inicia nova exposição sobre os 200 anos da imigração alemã no Brasil neste sábado
Maio 13, 2024
Neste sábado, dia 18 de maio, o Museu da Música de Timbó inicia sua nova exposição temporária, com o tema “Imigração alemã e a memória da música de Timbó”, abordando sobre a imigração dos povos germânicos, que vieram e se estabeleceram no Vale do Itajaí, trazendo a herança da cultura e da música para nossa região.
A abertura da exposição, que acontecerá às 16h no Museu, contará com a apresentação Familienchor Ziel (Coral da Família Ziel, do idealizador do Museu da Música) e do Grupo Folclórico Volkstanzgruppe Blauer Berg. Saiba mais sobre os grupos abaixo.
Esta programação faz parte da 22ª edição da Semana Nacional de Museus.
Visitação
A exposição segue até 13 de julho.
O Museu da Música está aberto para visitação de terça-feira a domingo e feriados, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
A entrada tem o valor de R$ 5, para estudantes é metade. Professores, idosos e crianças com menos de seis anos têm entrada gratuita.
Visitas monitoradas e ações educativas devem ser agendadas antecipadamente (de terça a sexta-feira).
Conheça o Coral Familienchor Ziel
Dos laços familiares surge o Familienchor Ziel. Este grupo, movido pelo amor e pela paixão pela música, reúne-se para compartilhar não apenas harmonias vocais, mas também momentos de conexão e união.
Embora seja um grupo amador, se dedicam a aprender novas músicas e aperfeiçoar suas performances. Cânticos sacros simples, cânones cativantes e outras peças musicais enriquecem o repertório do coral, proporcionando-lhes uma oportunidade de explorar diferentes estilos e expressões.
Eventualmente, o coral da família tem a chance de compartilhar sua música com um público mais amplo. Seja em cultos religiosos, onde suas vozes ressoam em louvor e adoração, ou em eventos familiares, onde suas melodias acompanham momentos de celebração e reflexão, o coral leva consigo não apenas suas músicas, mas também o amor e o calor da família que os inspira.
Assim, o coral da família transcende as fronteiras da música, tornando-se um símbolo vivo da união, da harmonia e do amor que fortalecem os laços familiares. Em cada nota cantada, em cada acorde tocado, ecoa o vínculo indissolúvel que une esses membros, criando uma sinfonia de afeto que perdura para além das partituras e dos palcos.
Conheça o Grupo Folclórico Volkstanzgruppe Blauer Berg
O Volkstanzgruppe Blauer Berg, recebeu este nome que é uma homenagem do grupo a um dos pontos turísticos da cidade de Timbó, o Morro Azul (Blauer Berg em alemão).
O grupo foi fundado em 12 de agosto de 1991 pela iniciativa de jovens, com o intuito de manter viva a tradição dos antepassados e resgatar os costumes da cultura alemã através da dança.
Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT
Arte: Ascom PMT