Mutirão vai agilizar espera de usuários de Indaial por cirurgias de catarata

Mutirão vai agilizar espera de usuários de Indaial por cirurgias de catarata

Março 10, 2020 Não Por Redação

Além do mutirão de exames de ultrassonografia promovido neste mês de março, a Secretaria de Saúde de Indaial trabalha para agilizar o atendimento a usuários que esperam por uma cirurgia de catarata. No próximo dia 18 de março serão encaminhados pelo Município cerca de 50 pacientes com hipótese diagnóstica de catarata para avaliação oftalmológica e realização de cirurgia se o diagnóstico for confirmado.

O procedimento em forma de mutirão será realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Dom Bosco, em Rio dos Cedros, sem nenhum custo para o paciente, por meio de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Hospital e a Secretaria de Saúde de Indaial.

“Já temos mapeados pacientes com diagnóstico de catarata e também chamamos todos os casos suspeitos para uma avaliação, pois se der positivo já opera. Com essa ação, vamos reduzir a fila”, comemora o secretário de Saúde, Alexandre Manoel Dalabrida.

Dessa forma, usuários não cadastrados com pré-diagnóstico de catarata podem procurar a servidora Bianca, no Setor da Regulação do Sais (rua Leoberto Leal, bairro tapajós), até esta sexta, 13 de março, das 8h às 12h e das 13h às 17h. É necessário apresentar documento comprovando o encaminhamento médico, carteira de identidade, cartão SUS e comprovante de residência do Município.

A catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo. Caracteriza-se pela perda de transparência do cristalino, lente natural, cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. Uma em cada cinco pessoas com mais de 65 anos desenvolvem catarata. Essa proporção aumenta a partir dos 75 anos, quando metade dos indivíduos têm a doença. Com a cirurgia a lente natural é substituída por uma lente artificial. Logo após a realização da cirurgia o paciente já passa a enxergar melhor.

Para mais informações procure a sua unidade de saúde.


Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura de Indaial