Na penúltima etapa, projeto de gastronomia cultural visita a cidade mais alemã do Brasil
Maio 16, 2024
No coração do Vale Europeu, região turística composta por 17 municípios catarinenses, conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, a simpática Pomerode compõe a penúltima etapa do projeto cultural nascido em Joinville, e que, desde o início do ano, vem rastreando o universo da gastronomia germânica em Santa Catarina, apurando suas adaptações ao paladar brasileiro. Oito localidades, como Blumenau, Campo Alegre, Brusque e Timbó, já foram visitadas pela equipe técnica do projeto. Depois de Pomerode, será a vez de São Pedro de Alcântara, encerrando o ciclo.
Nesta escala, nos dias 21 e 22 de maio, o roteiro prevê incursões em três estabelecimentos: o Biergarten Pomerânia, a Gruzmacher Conservas e Pomerode Alimentos. Dois pratos salgados – o einsbein (joelho de porco) com spaetzle (massa) e kraeuterkaese (queijo fundido) e o schnitzel (carne) – e uma sobremesa, o gelato spekuloos (sorvete com um tipo de bolacha), foram as iguarias eleitas para o trabalho. Como nas outras etapas, um ingrediente de cada prato selecionado fará parte do mapeamento ilustrado da cadeia produtiva, para identificar onde, como e por quem é elaborado.
O celebrado chef alemão Heiko Grabolle, do Biergarten Pomerânia, mesclou técnicas gastronômicas originárias da Pomerânia e da Baviera para recriar o tradicional joelho de porco, desde sempre um dos mais pedidos em restaurantes do seu país. O resultado, como ele se orgulha, é uma carne crocante por fora e macia por dentro, fácil e deliciosa de degustar. “A carne vai à mesa com um corte diferente do usual, que simplifica a experiência de comer um eisbein. É uma forma de valorizar a carne de porco, até hoje a principal fonte de proteína das famílias alemãs”, descreve o chef.
O projeto vem levantando muitas informações relevantes sobre a cozinha de raízes germânicas em Santa Catarina. “Em todas as visitas, temos encontrado enorme riqueza nos processos ligados à gastronomia, enaltecendo seu papel na cultura dos povos aí representados”, aplaude a coordenadora executiva, Helga Tytlik. Toda a pesquisa será divulgada em site próprio, além do lançamento de um livro (impresso e digital) reunindo histórias e curiosidades recolhidas entre os produtores e de um documentário.
Sobre o projeto
“Saberes e Fazeres da Gastronomia Germânica – uma Abordagem Territorializada” é um projeto realizado pela Agência Cultural AqueleTrio, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o apoio de Hotel Tannenhof e o incentivo de Havan, Urbano Alimentos, Ciser e Celesc.
Instagram do projeto: @gastronomia_identitaria.
Assessoria de imprensa projeto “Saberes e Fazeres da Gastronomia Germânica – uma Abordagem Territorializada”. Mercado de Comunicação
Jornalistas responsáveis: Guilherme Diefenthaeler e Ana Ribas Diefenthaeler