Oficina Literária: mediação e descentralização de leitura chega em espaços culturais de Timbó, Gaspar e Blumenau, no mês de março

Oficina Literária: mediação e descentralização de leitura chega em espaços culturais de Timbó, Gaspar e Blumenau, no mês de março

Fevereiro 16, 2022 Não Por Redação

 

 

Leitura, memória e afetos. De 1º a 24 de março, espaços culturais de Timbó, Gaspar e Blumenau recebem o projeto Oficina Literária: mediação e descentralização de leitura, ministrado pela pesquisadora e artista Karina Spengler Schramm. O projeto contempla cinco ações culturais com o objetivo de promover fruição e mediação literária para públicos diversos; com duas oficinas para crianças de 5 a 10 anos, com duração de uma 1h cada; uma oficina para público infantojuvenil de 11 a 16 anos, com duração de 2h; uma oficina para público universitário ou adulto em geral, com duração de 2h; e uma oficina voltada ao público 60+, com duração de 2h.

“As ações irão trabalhar a mediação de leitura a partir de diferentes perspectivas. Irá explorar o contato com a literatura, com o livro, com a leitura, com a narração de histórias e a relação entre o ouvir, o ver e o falar através de exercícios práticos que estimulem diferentes percepções sobre os sentidos. Trabalhará a mediação de leitura a partir do resgate das memórias e do afeto, desenvolvendo a relação entre a leitura e a memória afetiva”, explica Karina Spengler Schramm.

Segundo a produtora cultural e executiva do projeto, Deda Silveira, a oficina oportuniza ao participante vivenciar a mediação literária com o próprio corpo, de dentro para fora, da perspectiva de quem passou pela experiência, a fim de desenvolver maior sensibilidade e entendimento sobre ela e estimular práticas de mediação de leitura mais empáticas”, conclui.

Todas as oficinas serão realizadas em espaços físicos que possibilitem a locomoção de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Terão tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), buscando contemplar também o público surdo ou ensurdecido de todas as faixas etárias atendidas pelo projeto.

“Por meio de um leitor mais experiente, o público poderá descobrir que a leitura é uma fonte inesgotável de produção de conhecimento e que ela permite transformar nossa visão do mundo, reavaliar nossos sentimentos e emoções, encontrar respostas para nossos conflitos e, principalmente, provocar novas perguntas”, finaliza Karina.

O projeto Oficina Literária: mediação e descentralização de leitura, de Karina Spengler Schramm, é patrocinado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

**Todas as ações seguirão os protocolos sanitários vigentes, devido à pandemia de Covid-19. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/karinasschramm

PROGRAMAÇÃO COMPLETA 
Dia 01 de março, às 18h30, em Timbó
Vem Viva Espaço Multicultural
Para adolescentes – fechada para alunos do Vem.

Dia 9 de março, às 8h30 e às 14h, em Gaspar
Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin
Para crianças – duas oficinas fechadas para escolas de Gaspar.

Dia 22 de março, às 14h, em Blumenau
Sesc Blumenau
Fechada para grupo 60+ do Sesc.

Dia 24 de março, às 20h, em Blumenau
Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Para público universitário e adulto – fechada para turma de acadêmicos de pedagogia da FURB.

FICHA TÉCNICA
Ministrante das oficinas: Karina Spengler Schramm
Tradutora e Intérprete de Libras: Cynthia Philippi
Monitoria para oficinas: Ana Acácia
Produção executiva e logística: Deda Silveira
Designer Gráfico: Juliana Gatto
Assessoria de imprensa: Nane Pereira Comunicação e Arte.


Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina